PAPEL SOCIAL DO ESPORTE

Em festival de natação, Instituto Etiene Medeiros leva 400 crianças a piscina e fortalece esporte como fenômeno social

Evento faz parte do calendário oficial do instituto, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, com missão de ampliar o acesso ao esporte, educação e cultura na infância e adolescência

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/10/2023 às 16:07 | Atualizado em 16/10/2023 às 16:25
Notícia
X

A gente cresce ouvindo dizer que a natação é um dos mais completos esportes que existem. De fato, é uma das melhores atividades que podemos fazer pela nossa saúde. É uma prática que movimenta músculos, oferece uma sensação de relaxamento e tem baixo impacto por causa do amortecimento causado pela água. E, claro, a natação também melhora o funcionamento dos pulmões e coração.

Todos esses benefícios (e vários outros) são uma realidade vivenciada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade assistidos pelo Instituto Etiene Medeiros (IEM). A entidade está em contagem regressiva para a segunda edição do Festival IEM, no próximo sábado, dia 21, a partir das 8h, no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.  

O evento faz parte do calendário oficial do instituto, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros e que é dedicado a ampliar o acesso ao esporte, educação e cultura na infância e na adolescência, com foco no desenvolvimento humano.

JUANA CARVALHO//INSTITUTO ETIENE MEDEIROS
Em 2022, o festival contou com 280 crianças e jovens do IEM e do Compaz Ariano Suassuna que participaram ao lado de Etiene e de toda a equipe - JUANA CARVALHO//INSTITUTO ETIENE MEDEIROS

Assim, o festival também reforça o papel social da natação, já que o esporte pode abrange vários setores, com relevância na saúde e educação, como também nos aspectos psicossociais. 

O Festival IEM reunirá nadadoras pernambucanas renomadas e 400 crianças e jovens, incluindo estudantes do IEM, Santos Dumont e Compaz Ariano Suassuna. O objetivo do evento é impactar positivamente a vida dos alunos do IEM, suas famílias e comunidades.

"Esperamos todos no dia 21. Junte-se a nós, no Centro Esportivo Santos Dumont, para um dia repleto de natação, impacto na comunidade e celebração. Vamos criar ondas de mudança positiva", destaca Etiene.

As inscrições para o Festival IEM estão abertas e podem ser feitas no site do IEM: institutoetienemedeiros.org.

Elas devem ser realizadas pelos professores, e a autorização dos pais ou responsáveis pode ser preenchida dentro do formulário de inscrição.

JUANA CARVALHO//INSTITUTO ETIENE MEDEIROS
Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos - JUANA CARVALHO//INSTITUTO ETIENE MEDEIROS

A programação começa com o tradicional nado inaugural, seguido de etapas de 25 metros livres para os alunos. Todos que participarem receberão medalhas confeccionadas com plástico de fonte renovável, produzidas pelo Projeto Geração 4.

No evento, os participantes têm a oportunidade de contribuir com a comunidade, através da doação de alimentos. As doações são voluntárias e destinadas para projetos sociais locais.

Além das aulas de natação e várias atividades esportivas, o Instituto Etiene Medeiros combina educação, esporte e cultura como ferramentas de transformação social, com foco no desenvolvimento dos jovens.

JUANA CARVALHO/INSTITUTO ETIENE MEDEIROS
Em 2022, o Festival teve arquibancadas lotadas e muita alegria - JUANA CARVALHO/INSTITUTO ETIENE MEDEIROS

O Festival IEM é patrocinado pelo Banco Votorantim, com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes e do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e Hortifrios.

Em 2022, o Festival teve arquibancadas lotadas e muita alegria. Foram 280 crianças e jovens do IEM e do Compaz Ariano Suassuna que participaram ao lado de Etiene e de toda a equipe. 

Etiene Medeiros

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos.

Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015.

Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas.

Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o Instituto Etiene Medeiros (IEM)

O Instituto Etiene Medeiros (IEM) contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares.

Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira.

Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Tags

Autor