MEDICINA

DIA DO MÉDICO: Em solenidade, guardiões da saúde recebem Medalha de São Lucas 2023 de entidades médicas de Pernambuco

Cerimônia será realizada na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 17/10/2023 às 16:15 | Atualizado em 17/10/2023 às 16:32
Notícia
X

Nesta quarta-feira (18), Dia do Médico, será outorgada a 53ª Medalha de São Lucas (tradicional reconhecimento em comemoração à data), em solenidade realizada na sede da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. 

A cerimônia é promovida anualmente pelas seguintes entidades do Estado: Conselho Regional de Medicina do Pernambuco (Cremepe), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), AMPE e Academia Pernambucana de Medicina (APM)

Os homenageados deste ano são os médicos André Longo Araújo de Melo (cardiologista e clínico), Antonio Medeiros Peregrino da Silva (psiquiatra), Francisco de Paula Ramos Pedrosa (cancerologista pediátrico) e José Carlos Barbosa de Alencar (pediatra).

Os profissionais foram referenciados e tiveram os nomes aprovados, em reunião realizada em setembro com a presença dos presidentes Bento Bezerra (AMPE), Hildo Azevedo (APM), João Guilherme (vice-presidente do Cremepe), e Walber Steffano (Simepe). Também participaram da reunião a secretária-geral da AMPE, Fátima Monteiro, e a primeira secretária, Sirleide Lira, que organiza a cerimônia. 

DIA DO MÉDICO: VEJA OS PERFIS DOS HOMENAGEADOS MEDALHA DE SÃO LUCAS 2023

André Longo

Natural de Patos, no Estado da Paraíba, mas com uma vida dedicada a Pernambuco, André Longo é formado em medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE). É especialista em cardiologia pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e servidor público estadual desde 1997.

Foi eleito por duas vezes presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), cargo que exerceu entre 2002 e 2006. Em seguida, foi eleito à presidência do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na gestão de 2008 a 2011.

Entre 2012 e 2015, presidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com sede no Rio de Janeiro. Em seguida, em janeiro de 2015, foi convidado pelo então governador Paulo Câmara para assumir a presidência do Instituto de Recursos Humanos (IRH), cargo que exerceu até 2019, quando foi convidado a assumir o comando da pasta da saúde no governo de Pernambuco.

Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, André Longo coordenou a resposta do Estado à pandemia da covid-19, o momento mais desafiador da saúde pública mundial nos últimos 100 anos.

Na pandemia, Pernambuco teve uma das menores taxas de mortalidade pela covid-19 do Brasil, teve a menor razão de mortalidade Materna do País e montou a maior rede de saúde pública entre os Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para garantir a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Atualmente, André Longo está em Brasília, onde é diretor técnico interino da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS) do governo federal.

Antonio Peregrino 

Médico pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Antonio Peregrino tem residência médica em Psiquiatria (1983-1986), mestrado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e doutorado em Medicina Tropical (área de concentração: imunologia) pela Universidade Federal de Pernambuco (2008).

Atualmente é médico assistente do governo do Estado de Pernambuco, professor adjunto na Universidade de Pernambuco e editor da área de psiquiatria do periódico científico Neurobiologia (Recife).

Supervisor da Residência Médica em Psiquiatria no Convênio SUS/Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Antonio Peregrino tem experiência na área de psiquiatria clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicofarmacoterapia, esquizofrenia, transtornos do humor e da ansiedade, além de outros distúrbios psicóticos do adulto.

Em 2018, Antonio Peregrino foi eleito para a Academia Pernambucana de Medicina, com a missão de assumir a cadeira de número 23, que foi do também psiquiatra Othon Bastos, "grande professor de várias gerações de psiquiatras que guardam ensinamentos técnicos do mestre", como escreveu o próprio Peregrino em artigo de homenagem a Othon, publicado no Jornal do Commercio, no dia 19 de agosto de 2016, dias após a morte do "baluarte da psiquiatria brasileira”" segundo define o seu sucessor. 

Francisco de Paula Ramos Pedrosa

Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1963), Francisco de Paula Ramos Pedrosa é especialista em cancerologia pediátrica - título concedido pela Associação Médica Brasileira (1996). 

Ele é sócio fundador da Sociedade de Hematologia de Pernambuco.

Atualmente Pedrosa é diretor médico da Real Oncopediatria.

É ex-diretor médico da Unidade de Oncologia Pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira/Centro de Hematologia e Oncologia Pediátrica (Imip/Cehope).

Ele tem experiência na área de medicina, com ênfase em oncologia pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia pediátrica, câncer infantil, epidemiologia do câncer infantil, teleconferências, diagnóstico precoce do câncer infantil.

É sócio fundador da Casa de Apoio - Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (Nacc).

Além disso, ele tem participação em Comissões Técnico-Científicas da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e da Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (Siop). 

José Carlos Barbosa de Alencar

Nasceu em 29 de abril de 1954, na cidade do Araripe, no Ceará. Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (1979), José Carlos Barbosa de Alencar tem residência médica na área de Pediatria Geral. 

Como pediatra, atuou nas entidades de Saúde da Prefeitura do Recife, em suas unidades de atendimentos em diversas localidades, como Alto do Progresso, Córregos do Joaquim e Córrego da Areia.

Também passou por unidades em Encanta Moça, no Pina e, no Coque, na Joana Bezerra, encerrando suas atividades na Unidade Waldemar de Oliveira, na Rua do Pombal, em Santo Amaro.

Também durante quase 30 anos exerceu a pediatria no Hospital Helena Moura, no bairro da Tamarineira, pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Durante todo o tempo em atividade na pediatria, manteve paralelamente a atuação em consultório privado e prestando assistência a recém-nascidos em salas de parto.

Tags

Autor