OUTUBRO ROSA

Jovens vão às ruas da Zona Sul do Recife sensibilizar sobre câncer de mama

Ação do IJCPM, em parceria com o Lucilo Ávila, promove também exames médicos e mostras artísticas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 20/10/2023 às 21:03
Notícia
X

Para sensibilizar sobre a importância da conscientização, do acompanhamento médico regular e de exames preventivos para o câncer de mama, na próxima segunda-feira (23) estudantes do Instituto JCPM vão às ruas de Brasília Teimosa e Pina, na Zona Sul do Recife, conversar com moradoras para convidá-las a refletir sobre o autocuidado. Com o tema Cuidado que Transborda, a ação integra a campanha Outubro Rosa e se inicia a partir das 8h30, na rua Arabaiana, e às 10h, na rua São Luiz.



Paralelo à ação externa nas ruas de Brasília Teimosa, 40 mulheres da comunidade previamente cadastradas participam - na sede do IJCPM, no RioMar - de uma roda de conversa com orientações de saúde com a ginecologista Ladjane Delgado, seguida de atendimentos para exames da mama. As mulheres cadastradas passarão por um exame clínico conduzido pela equipe do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila e receberão orientações sobre o autoexame.

“Caso a mulher tenha 40 anos ou mais e não realizou mamografia no último ano, ou se apresentar achado clínico, como nódulo palpável, iremos encaminhá-las à nossa clínica para realizar exame de imagem mais apropriado, seja ultrassonografia ou uma mamografia”, explica a radiologista Mirela Ávila, diretora-médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.

Nesses casos, as pacientes contarão com um atendimento gratuito no Centro de Diagnóstico, parceiro da ação do Instituto JCPM pelo terceiro ano consecutivo. As mamografias são indicadas para a mulher a partir dos 40 anos e devem ser feitas anualmente. Antes dessa faixa-etária, o exame é usado para mulheres com quadros específicos, com maior risco de desenvolver o câncer de mama.

CASOS DE CÂNCER DE MAMA

Mulheres abaixo de 50 anos hoje representam cerca de 40% do público de pacientes com câncer de mama no Brasil. Entretanto, muitas vezes é difícil o acesso à mamografia nessa faixa etária. De toda forma, lembram os especialistas, a mulher deve estar atenta a seu corpo desde muito jovens e fazer acompanhamento médico periódico, para que sejam examinadas e orientadas sobre quais as formas de prevenção e os exames de rastreamento mais apropriados. A descoberta precoce do câncer é determinante para o
tratamento e cura.

“Ficamos muito sensibilizados nas edições anteriores quando muitas mulheres relataram que nunca haviam sido examinadas por um médico na investigação de nódulos ou alguma anomalia. Entendemos que palestras e conversas são de extrema relevância, mas oferecer exames é algo que pode mudar a vida de uma pessoa”, comenta Lucia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM.


MOSTRAS ARTÍSTICAS

No encerramento da programação, a partir das 18h30, o auditório do JCPM Trade Center receberá 200 convidadas representantes de instituições localizadas no entorno para conferir mostras artísticas. Entre as atrações está uma exposição “Cuidado que Transborda”, do ex-aluno do IJCPM e fotógrafo Ubira Machado. Ele produziu o ensaio com 15 mulheres que passaram por tratamento de câncer. A história delas, com o making off do ensaio fotográfico, será contada no documentário “Sobre Existir”, exibido na sequência da programação.

A produção é assinada pelos também ex-alunos do IJCPM, Lucas Marçal e Ivana Milka. Haverá ainda a apresentação de dança do grupo Sereias Teimosas, formado por idosas de Brasília Teimosa. Na sequência, as médicas Márcia Pedrosa (mastologista) e Mirella Ávila (radiologista) conversarão com a plateia sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Tags

Autor