OUTUBRO ROSA

Hospital de Câncer de Pernambuco reúne especialistas em workshop gratuito sobre câncer de mama

Entre os assuntos que serão abordados durante o evento, estão o cenário do câncer de mama no Brasil e novas oportunidades de tratamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/10/2023 às 16:45 | Atualizado em 26/10/2023 às 16:47
Notícia
X

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, retoma a realização de eventos e palestras presenciais, com o objetivo de compartilhar conhecimento e conscientização sobre o câncer. 

Para encerrar a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o HCP promove, nesta sexta-feira (27), o Workshop de Câncer de Mama: do diagnóstico e tratamento à pesquisa clínica translacional. Entre os assuntos que serão abordados, estão o cenário da doença no Brasil e novas oportunidades de tratamento.

O evento será realizado no auditório da Compesa, que fica na Avenida Dr. Jayme da Fonte, 64, em Santo Amaro. 

O workshop é gratuito e foi pensado para atender a um público diverso. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras de profissionais referências nacionais e internacionais na área da oncologia mamária, como Fernando Augusto Soares, professor da Universidade de São Paulo e chefe do Departamento de Patologia Anatômica da Rede D’Or São Luiz; Candice Amorim, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); Marina De Brot, patologista titular do departamento de Anatomia Patológica e coordenadora do Biobanco do A.C.Camargo Cancer Center. 

A lista de palestrantes ainda inclui Marcelo Salgado, oncologista no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) e no grupo Oncoclínicas; Carolina Vasconcelos, médica mastologista no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP); Fernanda Schwyter, psicóloga, fundadora e presidente do Instituto Projeto Cura; Dirce Maria, pesquisadora do grupo de Genômica Clínica e Funcional e responsável pelo Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo Cancer Center. 

De acordo com o superintendente de Ensino e Pesquisa do HCP, Felipe Bonifácio, criador do evento, esse é o primeiro de uma série de workshops e palestras que o hospital realizará. 

"O câncer de mama é uma doença de alta incidência e mortalidade na população feminina. Por isso, é importante que o HCP desenvolva ações que possam somar na conscientização dessa população quanto à necessidade de realização de exames de rastreio", diz Felipe. 

"Além disso, entendemos que esses eventos científicos desempenham um papel fundamental na promoção do avanço do conhecimento, no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e na melhoria dos cuidados aos pacientes com câncer no Estado de Pernambuco", reforça. 

Ainda entre os palestrantes do workshop, estão Leuridan Torres, coordenadora do mestrado e doutorado entre o A.C. Camargo e HCP; e Diogo Cordeiro, médico com título de especialista em genética médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica. 

Serviço:

  • Workshop Câncer de Mama: do diagnóstico e tratamento à pesquisa clínica translacional
  • Data: 27 de outubro de 2023
  • Horário: 8h30 às 17h
  • Local: Auditório Pirapama, na sede administrativa da Compesa, Av. Dr. Jayme da Fonte, 64, Santo Amaro, Recife
  • Participação gratuita, com vagas limitadas

 

Tags

Autor