ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

AVC: 1,5 mil morrem em Pernambuco por AVC anualmente; hospital faz alerta

Ação do Hospital Pelópidas Silveira (HPS) tem como foco aumentar a percepção da gravidade e dos altos índices de ocorrência do AVC

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 27/10/2023 às 15:13
Notícia
X

Em alusão ao Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado neste domingo (29), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Curado, Zona Oeste do Recife, alerta sobre a gravidade, os riscos e os sintomas do AVC, mal súbito que é uma das principais causas de morte no Brasil, segundo dados da Rede Brasil AVC.

No Brasil, 85 mil pessoas morreram, em 2022, em decorrência de complicações do AVC. Já em Pernambuco, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), registra-se anualmente uma média de 1,5 mil óbitos por AVC no Estado.

Referência nas especialidades de neurologia e neurocirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco, o Hospital Pelópidas Silveira lança este ano a 14ª edição da campanha Juntos somos maiores que o AVC.

A iniciativa tem como foco aumentar a percepção da gravidade e dos altos índices de ocorrência do AVC, divulgar as formas de prevenção e de redução dos casos, além de conscientizar o público sobre os sinais e fatores de risco.

Para reforçar a campanha e o alerta sobre o AVC (incluindo prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento), o Hospital Pelópidas Silveira tem realizado este mês palestras educativas e rodas de conversa sobre a lesão neurológica com pacientes e acompanhantes.

"Fatores de risco podem contribuir para o aparecimento de um AVC, como a hipertensão arterial (a principal delas), arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Por isso, a necessidade de falarmos em prevenção com hábitos de vida saudáveis", afirma o médico neurologista do HPS, Fernando Travassos. 

"Também é importante que as pessoas saibam reconhecer os sinais para que possam procurar, rapidamente, uma unidade de saúde de urgência em busca de atendimento médico. No AVC, cada minuto vale a vida", acrescenta.  

AVC MORTES EM PERNAMBUCO

Óbitos por AVC (acidente vascular cerebral) no Estado: 

  • 2018 – 1.533 óbitos
  • 2019 – 1.858
  • 2020 – 1.346
  • 2021 – 1.389
  • 2022* - 1.453 (dados sujeitos à alteração)

AVC SINTOMAS

Entre os sinais de alerta mais comuns para o AVC, estão fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

AVC ISQUÊMICO E HEMORRÁGICO

O acidente vascular cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, o que provoca a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

O AVC acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Dessa forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:

  • AVC hemorrágico

Ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral e provoca hemorragia.

Essa hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge.

O AVC hemorrágico é responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

  • AVC isquêmico

Ocorre quando há obstrução de uma artéria, o que impede a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo.

Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).

O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.


Tags

Autor