Alimentos, sucos e chás para ‘baixar o colesterol’: o que realmente funciona? Veja o que dizem os especialistas
Veja quais práticas alimentícias oferecem benefícios à saúde e auxiliam na redução dos níveis de gordura
Com muita procura dos internautas sobre alimentos, sucos e chás para “baixar o colesterol”, profissionais da área da saúde concederam entrevistas ao Jornal do Commercio.
O nutricionista André Nascimento (CRN6 21872) explica quais práticas alimentícias oferecem benefícios à saúde e auxiliam na redução dos níveis de gordura.
“O colesterol elevado está associado ao aumento da quantidade de gorduras que circulam no nosso sangue. Isso é extremamente prejudicial à saúde, uma vez que pode aumentar a ocorrência de doenças cardiovasculares”, elucida André.
De acordo com o profissional, para que o risco seja minimizado, algumas mudanças podem ser feitas na alimentação.
"Quem sofre com colesterol alto precisa evitar o consumo de gorduras saturadas, a gordura presente em alimentos como a manteiga, carnes vermelhas, queijos amarelos e leites integrais. Evite também consumir frituras, sopas de carne e embutidos, como salsicha e presunto", diz ele.
Ainda segundo Nascimento, alguns alimentos são ‘amigos’ do colesterol e devem ser priorizados.
"Dê preferência a alimentos desnatados, pois têm um teor reduzido de gordura. Carnes como filé de frango, sobrecoxa sem pele e peixe assado. Também inclua fibras na sua refeição: aveia, semente de chia, psyllium, frutas e vegetais", pontua.
A maçã é uma ótima opção, pois é rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz consideravelmente os níveis de colesterol. Outras frutas como pera e mamão também ajudam. Outro fator muito importante são os fitosteróis presentes em alimentos como o abacate. "Podemos incluir gorduras boas, como castanhas e amendoins, que vão reduzir a gordura no sangue", afirma o profissional.
Dicas de refeições
No lanche, troque os alimentos ultraprocessados ricos em açúcares e gorduras por iogurte natural desnatado com frutas, como banana e mamão, com aveia em flocos ou preferencialmente farelo de aveia, que tem mais fibras.
Adicione também o psyllium ou a semente de chia, que ajuda a controlar o colesterol e reduz a nossa absorção de gorduras.
No café da manhã ou lanche, outra receita simples de ser feita é o Overnight Oats - a aveia hidratada de uma noite para outra:
Ingredientes:
- 40g de aveia
- ¼ de xícara de aveia em flocos
- 2 colheres de sopa de chia
- 1 xícara de leite semi desnatado ou 1 iogurte natural integral sem sabor
- ½ banana picada ou 1 maçã
Modo de Preparo:
- Em um pote hermético (totalmente fechado), adicione a aveia e a chia e misture;
- Depois, acrescente o leite ou o iogurte até ficar homogêneo;
- Adicione a fruta e misture.
- Feche o pote, coloque na geladeira e consuma no dia seguinte.
O que é bom para baixar o colesterol?
Para a nutricionista Isis Graziela (CRN6 4339), a aveia é um ótimo alimento para quem sofre com colesterol alto.
“A aveia é rica em fibras solúveis, principalmente beta-glucana. Essa fibra se junta ao colesterol e facilita a sua eliminação pelo corpo”, explica.
Outros alimentos recomendados pela profissional são: nozes, amêndoas, castanhas, sementes, semente de chia, linhaça, abóbora. Esses alimentos são compostos por gorduras saudáveis, principalmente ácidos graxos, que ajudam a aumentar o bom colesterol.
Além disso, o abacate é rico em gordura saudável, sobretudo em ácido oleico, além de ter propriedades anti-inflamatórias e ajudar na saúde do coração.
Os peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e atum também têm propriedades anti-inflamatórias, que reduzem os triglicerídeos e aumentam o bom colesterol.
Isis reforça que alimentos industrializados, ultraprocessados, frituras, como aqueles ricos em gorduras saturadas, gordura trans, fast-foods e açúcares simples, devem ser evitados, em conjunto com os doces.
Sucos e chás
Muitas pessoas pesquisam por chás e sucos caseiros para baixar o colesterol. Em relação a eles, a nutricionista Isis Graziela alerta que "não existe uma solução milagrosa".
Alguns têm, sim, benefícios, mas teriam de ser consumidos em grandes quantidades para demonstrar resultados. O aconselhado é adicionar as bebidas dentro de uma dieta geral. "Sugeriria um suco de maçã com aveia e linhaça por ser rico em fibras solúveis e insoluvéis", aconselha ela.
O nutricionista André Nascimento, por sua vez, diz que alguns chás têm efeito científico comprovado na redução do colesterol, se aliados a uma boa alimentação.
Entre os vários tipos, o chá de boldo e o chá de alcachofra, que atuam no metabolismo do fígado e conseguem melhorar o metabolismo das gorduras também.
--
Fontes:
Estudo: Fatores associados ao LDL-Colesterol aumentado na população adulta brasileira: Pesquisa Nacional de Saúde: Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá e Regina Tomie Ivata Bernal (Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Ísis Eloah Machado (Departamento de Medicina de Família, Saúde Mental e Coletiva, Escola de Medicina, Universidade Federal de Ouro Preto); e Deborah Carvalho Malta (Departamento de Enfermagem MaternoInfantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem, UFMG. Belo Horizonte MG Brasil).
Profissionais consultados: André Nascimento (CRN6 21872) e Isis Graziela Rodrigues (CRN6 4339).