REDE PRIVADA

Em meio à alta de doenças hepáticas, Hospital Santa Joana inaugura Instituto do Fígado

O Instituto do Fígado, primeiro em serviço privado da cidade, é dedicado aos pacientes que precisam de acompanhamento das diversas doenças que acometem o fígado, vesícula, vias biliares e pâncreas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 01/11/2023 às 14:10
Notícia
X

Após receber autorização do Ministério da Saúde para realizar transplantes hepáticos, o Santa Joana Recife, da rede Americas, acaba de inaugurar o Instituto do Fígado. 

O Instituto do Fígado, primeiro em serviço privado da cidade, é dedicado aos pacientes que precisam de acompanhamento das diversas doenças que acometem o fígado, vesícula, vias biliares e pâncreas.

A unidade, localizada no bairro das Graças, Zona Norte da cidade, chega para expandir a atuação em alta complexidade do hospital, que já realiza transplantes de rim e medula óssea.

"O Instituto conta com serviços de consultas médicas e apoio de equipe multiprofissional, além de procedimentos diagnósticos, terapêuticos e cirurgias das mais simples até as mais complexas, a depender da necessidade de cada paciente", informa o médico hepatologista Tibério Medeiros,  responsável pela coordenação do Instituto do Fígado, junto ao cirurgião disgestivo Rommel Pierre. 

"A ideia é oferecer uma interface entre as diversas especialidades, a fim de promover um cuidado continuado e integral ao paciente, desde o primeiro contato com a equipe", acrescenta Tibério.  

Ainda de acordo com o hepatologista, é importante destacar que as doenças hepáticas têm apresentado um aumento expressivo na prevalência. São os casos de câncer de fígado e esteatose hepática, que é a gordura presente no órgão.

Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 30% da população brasileira apresentam esteatose hepática. "O cansaço e o desconforto abdominal podem ser sinais de um fígado gorduroso. A longo prazo, essa condição pode evoluir para outras doenças hepáticas, como cirrose e fibrose", alerta Medeiros. 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) também tem números alarmantes sobre esse cenário. Estima-se 704 mil novos casos de câncer de fígado por ano, no Brasil, entre 2023 e 2025.

"Boa parte dos casos desse tipo de câncer acontece devido a infecções vindas das hepatites B e C, por esteatose ou diabetes tipo 2. Consumo excessivo de bebida alcoólica, obesidade e tabagismo são fatores de risco", informa o hepatologista. 

A equipe médica do Instituto do Fígado oferece serviços de hepatologia, gastroenterologia, transplante de fígado, cirurgia do fígado, vias biliares e pâncreas, oncologia, cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, além de radiologia diagnóstica e intervencionista.

A estrutura física possui salas de atendimentos amplas e modernas interligadas com toda rede de apoio diagnóstico e terapêutico do complexo hospitalar.

O Instituto do Fígado do Hospital Santa Joana Recife, da Rede Americas, está capacitado para atender 1.000 pacientes por mês, com projeto de ampliação da capacidade de atendimento em breve, quando novas instalações serão inauguradas na unidade.

 

Tags

Autor