SAÚDE

Vinagre de maçã: Ajuda a emagrecer? Baixa glicose? Nutricionista explica os benefícios e malefícios da bebida

Nutricionista explica mitos e verdades relacionados ao consumo do vinagre de maçã

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 06/11/2023 às 11:09 | Atualizado em 06/11/2023 às 11:18
Notícia
X

Dados de estudos recentes indicam que a ingestão de vinagre de maçã na hora das refeições reduz a glicemia no sangue e pode ajudar a emagrecer.

O relatório norteamericano em questão foi produzido em 2007 para avaliar se a ingestão do vinagre na hora de dormir ajuda a reduzir a concentração de glicose em jejum na manhã seguinte em indivíduos com Diabetes tipo 2.

Os 11 participantes mediram a glicemia às 07:00h por três dias consecutivos e continuaram com o uso habitual de medicamentos prescritos durante o estudo. Como resultado, o efeito antiglicêmico do ácido acético, o ingrediente ativo do vinagre, tem sido atribuído à redução da digestão do amido e/ou ao atraso no esvaziamento gástrico.

Outro estudo, da Faculdade da Serra Gaúcha, de 2015, também revela que o vinagre de maçã apresenta efeito fisiológico relacionado com:

  • Regulação da glicose sanguínea;
  • Controle da pressão arterial;
  • Digestão; e
  • Estimulação do apetite.

Em um outro estudo da Universidade do Arizona, publicado na revista Diabetes Care, homens e mulheres ingeriram duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídos em água duas vezes ao dia, uma antes do almoço e outra, antes do jantar.

Ao final do projeto, cada participante emagreceu, em média, 2kg. Ou seja, nas condições impostas, o vinagre de maçã se mostrou eficaz. Ele contém proteínas e minerais importantes nas dietas para perda de peso, destacando-se por sua ação antioxidante e prevenção de diabetes tipo 2.

No entanto, o consumo isolado da bebida não é suficiente para auxiliar na saúde. Para tirar dúvidas sobre a ingestão adequada do vinagre de maçã, o nutricionista Eliaquim Sales (CRN 40272) concedeu entrevista ao Jornal do Commercio. 

Vinagre de maçã: entre mitos e verdades

Quais os benefícios e malefícios do vinagre de maçã?

Eliaquim: Há estudos que mostram uma melhora no perfil da glicemia e de lipídios, como o colesterol, com o consumo de vinagre de maçã. Mas é preciso entender que nenhum alimento isolado pode melhorar ou piorar algum parâmetro de saúde. É importante ter uma boa alimentação de modo geral.

O vinagre pode, sim, entrar para temperar a salada. Ele não causa malefício algum. Contudo, não é preciso tomar vinagre em jejum para emagrecer e melhorar taxas. Isso depende de um contexto amplo da sua alimentação.

Vinagre de maçã ajuda a emagrecer?

E: Nenhum alimento isolado é capaz de queimar gorduras. Isso depende do contexto alimentar e da quantidade de calorias ingeridas. O emagrecimento depende de um déficit calórico. Ou seja, consumir menos calorias do que as que são gastas no dia.

Se esse balanço energético fica negativo, independente do alimento consumido na dieta, ela consegue emagrecer.

Vinagre de maçã pode baixar a glicose?

E: Há estudos que mostram que o vinagre de maçã pode ajudar a melhorar um pouco o perfil da glicose. No entanto, algo agudo e não sustentável a longo prazo.

A melhora significativa na glicose depende do controle diário da alimentação desse paciente. Não excluir e nem deixar de comer nada, mas comer da forma certa, com estratégias. Combinando carboidratos com fibras e proteínas, que diminuem a velocidade da liberação da glicose na corrente sanguínea, sem picos de glicemia.

Isso garante uma vida mais saudável, mais leve e sem sofrimento aos pacientes.

Fontes:

1. A ingestão de vinagre na hora de dormir modera as concentrações de glicose ao acordar em adultos com Diabetes tipo 2 bem controlada. (Andrea M. Branco, PHD do Departamento de Nutrição, Arizona State University, Mesa, Arizona; Carol S. Johnston, PHD do Departamento de Nutrição, Arizona State University, Mesa, Arizona).

2. Vinagre de maçã x perda de peso: minirevisão. (Luana Filipini Carnizella e Patrícia Kelly Wilmsen Dalla Santa Spada, ambas da Faculdade da Serra Gaúcha).

Especialista entrevistado: nutricionista Eliaquim Sales (CRN 40272).

Tags

Autor