PREMATURIDADE

Novembro Roxo: por dia, 930 bebês nascem prematuros no Brasil

Os bebês pré-termo possuem um sistema imunológico pouco desenvolvido e são mais suscetíveis a uma variedade de doenças e infecções

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/11/2023 às 12:03 | Atualizado em 07/11/2023 às 12:12
X

A prematuridade ocorre quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação.

Estatísticas recentes revelam que quase 12% dos bebês nascem antes desse tempo de gravidez, o que tem chamado a atenção das autoridades de saúde pública.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de prematuridade.

Estima-se que, no País, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o que equivale a 930 nascimentos, por dia.

Nesse cenário, o Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização à prematuridade, que pode ocasionar eventualmente implicações ao recém-nascido.

O dia 17 de novembro foi instituído como o Dia Mundial da Prematuridade para alertar sobre as consequências do nascimento antecipado, além de orientar sobre a prevenção e intercorrências na gestação.

Os bebês pré-termo possuem um sistema imunológico pouco desenvolvido e são mais suscetíveis a uma variedade de doenças e infecções. Por isso, a vacinação é uma questão fundamental.

As vacinas para esses bebês estão disponíveis em serviços públicos e gratuitos, os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Cries), que estão presentes em todos os Estados do Brasil. Esses Centros oferecem imunização às pessoas que necessitam de alguma atenção especial, como é o caso de bebês prematuros. 

"A importância da atenção dos pais à proteção dos bebês prematuros é fundamental, já que eles possuem um sistema imunológico ainda pouco desenvolvido. Sendo assim, a vacinação se torna um fator essencial, oferecendo a proteção contra enfermidades que podem ser particularmente ameaçadoras para esses pequenos", destaca a diretora médica de Vacinas na Sanofi Brasil, Sheila Homsani. 

Novembro Roxo: Gibi da Turma da Mônica orienta sobre prematuridade

A organização não governamental (ONG) Prematuridade.com (Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros) e a Turma da Mônica acabam de lançar o gibi Uma História de Prematuridade.

DIVULGAÇÃO
Farmacêutica Sanofi apoiou lançamento de gibi da Turma da Mônica, em parceria com a ONG Prematuridade.com - DIVULGAÇÃO

Realizada com apoio da Sanofi, a publicação aborda o tema de forma simples e didática, com o objetivo de auxiliar familiares e responsáveis sobre os cuidados que os bebês prematuros necessitam nos primeiros anos de vida.

A história apresenta o personagem Miguel, primo da Mônica, que nasce antes da hora e, ao invés de ir para a casa, precisa ficar mais tempo no hospital.

Como as crianças não entendem o que está acontecendo, os pais da Mônica explicam quais os cuidados que o novo membro da família precisa, como permanência em unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, visitas periódicas ao pediatra e a importância da vacinação.

Além disso, a publicação ainda conta com atividades educativas e um QR Code para acessar o calendário vacinal do prematuro.

O lançamento oficial da revistinha aconteceu em solenidade na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na última segunda-feira (6), com presença da fundadora e diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani. Na ocasião, houve depoimentos de pais e mães de bebês prematuros.

O arquivo da revista já está disponível no site da ONG (www.prematuridade.com) e, ainda este mês de novembro, serão distribuídos gratuitamente milhares de exemplares em todo Brasil. 

Clique aqui para baixar 

"É a realização de um sonho ver a prematuridade sendo abordada em uma história da Turma da Mônica. O carisma dos personagens, aliado ao amplo público alcançado pelas revistinhas, certamente fará muita diferença no sentido da sensibilização das pessoas sobre o tema e sobre a importância dos cuidados específicos que os prematuros necessitam", diz Denise Suguitani.  

Tags

Autor