Ora-pro-nóbis: o que é? Quantas folhas devo consumir? Fitoterapeuta explica os benefícios da hortaliça
Entenda os benefícios do consumo da Ora-pró-nobis, segundo especialista da fitoterapia
A Ora-pro-nóbis é uma hortaliça nativa brasileira, recomendada por pesquisas acadêmicas para o consumo diário na alimentação.
Ela é utilizada como alimento e medicamento fitoterápico popular por ser rica em nutrientes recomendados para a dieta, como sais minerais, vitaminas e proteínas.
Além disso, é uma planta que produz frutos comestíveis em abundância, dos quais é possível obter sucos, geleias, licores e gelados comestíveis. É o que aponta o estudo desenvolvido em 2014 por pesquisadores de institutos educacionais de Uberlândia, em Minas Gerais.
A seguir, a fitoterapeuta Joici Cassiani elucida dúvidas relacionadas ao consumo da Ora-pro-nóbis. Confira.
Ver essa foto no Instagram
Ora-pro-nóbis
Quais os benefícios?
Joici: Eu gosto de chamar a ora-pró-nobis de 'suplemento dos espertos'. Afinal, ela é uma planta que, quando usada de maneira correta, traz diversos benefícios à saude.
Além disso, ela tem proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina A e C, cálcio e ferro.
Como consumir?
J: A ora-pró-nobis é bastante versátil e pode ser consumida de diversas maneiras. Muitas pessoas gostam de fazer chá. Para mim, a melhor forma de consumir é utilizando-a igual ao espinafre, refogado, junto ao omelete, por exemplo, ou ainda forma de extrato seco.
No entanto, apenas um profissional da saúde poderá indicar a quantidade de miligramas para o consumo.
Quem não pode consumir? Quais os riscos?
J: Sobre riscos dessa planta, na verdade, não há relatos científicos que relacionam a utilização dela à toxicidade. Não há contra-indicações conhecidas ou descritas.
Quantas folhas são recomendadas por dia?
J: No que diz respeito à quantidade de ora-pro-nóbis, não existe um número estabelecido, mas a gente sabe que dentro de 100g de folhas, existem as quantidades diárias necessárias de ferro, zinco e manganês para a alimentação de um adulto.
Fontes:
Estudo: RIBEIRO, Patrícia dos Anjos et al. ORA-PRO-NÓBIS: CULTIVO E USO COMO ALIMENTO HUMANO. Em extensão, v. 13, n. 1, 2014.
Profissionais consultados: Enfermeira, pós graduada em Fitoterapia e Terapias complementares em saúde - Joici Cassiani.
*Este conteúdo tem apenas fins educativos e não substitui a ida ao médico, fitooterapeuta ou outro profissional de saúde.