Benefícios do chá de hortelã: fitoterapeuta dá dicas para o consumo da bebida
Fitoterapeuta elenca os principais benefícios do chá de hortelã para a saúde; confira
A hortelã é indicada popularmente para o alívio de resfriados e sintomas como febre, gripe, indigestão e enjoo.
O estudo da Universidade Federal de Uberlândia de 2019 cita que a planta é composta por ácido rosmarínico, um antioxidante natual com atividades imunossupressoras, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.
Nesse estudo, o chá das folhas de hortelã demonstrou a maior atividade antioxidante, quando comparado aos outros chás estudados - chá de camomila e chá de capim-cidreira.
Em entrevista ao Jornal do Commercio, a fitoterapeuta Lucy Amorim explica os benefícios do chá de hortelã.
No entanto, a especialista alerta para os cuidados necessários com o consumo de plantas medicinais.
"É preciso tomar cuidado com receitas da internet. Critérios como a identificação e o estado de conservação da planta são indispensáveis para um tratamento de boa qualidade e seguro. Além disso, é importante se atentar para as contraindicações. Em vez de trazer benefício à sua saúde, sem orientação profissional, você pode ingerir um produto de péssima qualidade, que vai gerar outros problemas de saúde", explica
Ver essa foto no Instagram
Chá de hortelã
"A hortelã é excelente contra vermes intestinais e serve para combater ameba, giárdia e lombrigas, é um ótimo agente antiparasitário. A planta também combate gripes e resfriados, combatendo problemas respirtatórios", diz.
Lucy também desenvolve que a hortelã ajuda na digestão e no combate aos gases intestinais. Além disso, é uma ótima opção no combate a dores de cabeça e enxaquecas.
"A gente pode utilizá-la na forma de chás, de infusão, de inalação e de aspiração, seja do aroma ou do próprio chá", finaliza.
Fontes:
CARVALHO, Camila Regina Silva et al. Potencial antioxidante e teor de compostos fenólicos dos chás de hortelã (Mentha spicata), camomila (Matricaria chamomilla) e capim-cidreira (Cymbopogon citratus). 2019.
Especialista entrevistado: Lucy Amorim - Terapeuta integrativa com especialização em fitoterapia, manipulação e uso de plantas medicinais.
*Este conteúdo tem apenas fins educativos e não substitui a orientação ou diagnóstico de um profissional da área.