Chás

Benefícios do chá de hortelã: fitoterapeuta dá dicas para o consumo da bebida

Fitoterapeuta elenca os principais benefícios do chá de hortelã para a saúde; confira

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 13/11/2023 às 8:58 | Atualizado em 13/11/2023 às 9:32
Notícia
X

A hortelã é indicada popularmente para o alívio de resfriados e sintomas como febre, gripe, indigestão e enjoo.

O estudo da Universidade Federal de Uberlândia de 2019 cita que a planta é composta por ácido rosmarínico, um antioxidante natual com atividades imunossupressoras, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

Nesse estudo, o chá das folhas de hortelã demonstrou a maior atividade antioxidante, quando comparado aos outros chás estudados - chá de camomila e chá de capim-cidreira.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, a fitoterapeuta Lucy Amorim explica os benefícios do chá de hortelã.

No entanto, a especialista alerta para os cuidados necessários com o consumo de plantas medicinais.

"É preciso tomar cuidado com receitas da internet. Critérios como a identificação e o estado de conservação da planta são indispensáveis para um tratamento de boa qualidade e seguro. Além disso, é importante se atentar para as contraindicações. Em vez de trazer benefício à sua saúde, sem orientação profissional, você pode ingerir um produto de péssima qualidade, que vai gerar outros problemas de saúde", explica

Chá de hortelã

"A hortelã é excelente contra vermes intestinais e serve para combater ameba, giárdia e lombrigas, é um ótimo agente antiparasitário. A planta também combate gripes e resfriados, combatendo problemas respirtatórios", diz.

Lucy também desenvolve que a hortelã ajuda na digestão e no combate aos gases intestinais. Além disso, é uma ótima opção no combate a dores de cabeça e enxaquecas.

"A gente pode utilizá-la na forma de chás, de infusão, de inalação e de aspiração, seja do aroma ou do próprio chá", finaliza.

Fontes:

CARVALHO, Camila Regina Silva et al. Potencial antioxidante e teor de compostos fenólicos dos chás de hortelã (Mentha spicata), camomila (Matricaria chamomilla) e capim-cidreira (Cymbopogon citratus). 2019.

Especialista entrevistado: Lucy Amorim - Terapeuta integrativa com especialização em fitoterapia, manipulação e uso de plantas medicinais.

*Este conteúdo tem apenas fins educativos e não substitui a orientação ou diagnóstico de um profissional da área.

Tags

Autor