NOVEMBRO ROXO

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE: criado há quase 30 anos, Método Canguru do Imip continua a salvar vidas de bebês prematuros

Vinte e nove anos após ser implementada, técnica que mantém bebê pele a pele com a mãe permanece eficaz para saúde dos recém-nascidos e reduz mortalidade neonatal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/11/2023 às 16:27 | Atualizado em 16/11/2023 às 16:29
Notícia
X

A prematuridade, considerada como sério problema de saúde pública, ocorre quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas de gestação. Estatísticas recentes revelam que quase 12% dos bebês nascem antes desse tempo de gravidez, o que tem chamado a atenção das autoridades de saúde pública.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de prematuridade. Estima-se que, no País, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o que equivale a 930 nascimentos, por dia.

Esse cenário desperta a atenção neste Dia Mundial da Prematuridade (17/11), voltado a ações de sensibilização ao tema, a fim de conscientizar sobre as consequências do nascimento antecipado. A data também é importante para orientar sobre a prevenção e intercorrências na gestação.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos, área central do Recife, foi pioneiro na implantação do Método Canguru, um modelo de assistência que diminui em 25% a mortalidade neonatal, segundo a pediatra do Imip Geisy Lima, coordenadora do Método Canguru na instituição.

Neste ano de 2023, a campanha enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos, com o tema Pequenas ações, grande impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares

"Os benefícios (do Método Canguru) são inúmeros. Entre eles, ajuda a regular a frequência cardíaca, a respiração e a temperatura corporal do bebê; melhora a circulação de oxigênio; promove o desenvolvimento do cérebro; aumenta o sistema imunológico, diminuindo os riscos de infecções; promove ganho de peso; estimula a amamentação e, sobretudo, reforça o vínculo", destaca Geisy.

Todas essas orientações ganham visibilidade no Novembro Roxo, que é o mês internacional de sensibilização à prematuridade, que pode ocasionar eventualmente implicações ao recém-nascido.

No Imip, durante todo o mês, a Unidade Canguru promove ações em prol da conscientização do cuidado.

"Ao discutirmos a prematuridade com as mães desses bebês, é importante empoderá-las no cuidado, para que elas tenham suporte", afirma a especialista.

IVAN MELO/IMIP
Novembro Roxo é o mês internacional de sensibilização à prematuridade, que pode ocasionar eventualmente implicações ao recém-nascido - IVAN MELO/IMIP

No dia 23 (quinta-feira), haverá palestra com o professor da Unicamp Sérgio Marba, consultor do Ministério da Saúde, sobre a importância do Canguru Imediato. 

Doenças infectocontagiosas não tratadas (sífilis, aids e toxoplasmose, entre outras); doenças maternas como diabetes, hipertensão e obesidade; idade (inferior a 16 ou superior a 35 anos); maus hábitos (etilismo, tabagismo e drogas) e principalmente a ausência de pré-natal são os principais fatores que podem comprometer a gestação.

Alguns problemas, quando detectados durante os exames pré-natais de rotina, podem ser diagnosticados e tratados, o que evita o nascimento prematuro.

Criado em 1994, o Método Canguru do IMIP serviu de exemplo para o Ministério da Saúde, que o tornou política pública e disseminou o modelo nas maternidades brasileiras.

O serviço conta com uma equipe interdisciplinar composta por fonoaudiólogos, médicos fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e nutricionistas.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor