DENGUE: Recife promove inspeção porta a porta contra arboviroses no Morro da Conceição e Ibura
Objetivo com a ação porta a porta é eliminar os potenciais criadouros do mosquito nas casas
Às vésperas dos festejos do Dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), padroeira afetiva do Recife, a prefeitura promove uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chicungunha) no bairro do Morro da Conceição, na Zona Norte da cidade, onde acontece a festa.
A mobilização será realizada neste sábado (25), pela Secretaria de Saúde do Recife, em alusão às atividades do Dia D de Combate à Dengue.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A programação acontece, das 8h às 12h, não apenas no Morro da Conceição, mas também na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, e no Ibura, na Zona Sul.
O objetivo da ação é sensibilizar os recifenses para a importância do combate ao vetor e a adoção de medidas preventivas para evitar a proliferação da dengue, zika e chicungunha.
O trabalho desponta num momento de ressurgimento recente do sorotipo 3 do vírus da dengue no Brasil, após mais de 15 anos sem causar epidemias no País.
O Recife registrou este ano, até a semana epidemiológica 45 (11 de novembro), 1.158 casos de dengue, 422 de chicungunha e nenhum de zika. Também foram registrados dois óbitos causados por arboviroses (dengue e chicungunha).
No Morro da Conceição e no Ibura, a ação do Dia D de Combate à Dengue será de inspeção porta a porta.
"Mapeamos os lugares com maiores índices de infestação, bem como circulação de gente. Nosso objetivo com a ação porta a porta é eliminar os potenciais criadouros nas casas", explica destaca a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife, Vânia Nunes.
"Estamos empenhados em mobilizar a população para o combate às arboviroses. O Dia D de Combate à Dengue é uma oportunidade para unirmos esforços e reforçarmos a importância de medidas, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada", acrescenta.
Durante toda a manhã, as referências de educação em saúde da vigilância ambiental estarão com material educativo, produzido pela Secretaria de Saúde do Recife, que aborda o ciclo de vida do Aedes aegypti e as principais estratégias de prevenção.
Além disso, cartazes e materiais informativos com dicas e orientações sobre os sintomas das arboviroses também serão distribuídos.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”