HUOC 139 ANOS: Aniversário renova papel do Hospital Oswaldo Cruz na rede assistencial e na influência a políticas públicas
Aniversário do Huoc acontecerá na alameda do hospital, a partir das 11h, e contará com as presenças da secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, e de outras autoridades
O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, celebra os 139 anos de fundação nesta sexta-feira (24). A unidade, que faz parte do Complexo Hospitalar ligado à Universidade de Pernambuco (UPE), teve um papel fundamental na assistência aos pacientes acometidos pela covid-19, nas fases mais duras da pandemia, em 2020 e 2021.
Com o lema Construindo um novo futuro, o Huoc realiza evento para marcar o aniversário nesta sexta-feira. A atividade conta com a inauguração de um novo espaço instagramável, em alusão ao aniversário do hospital, com a abertura da exposição Orgulho de Ser Huoc.
A mostra reúne 28 fotografias de espaços, ações e equipe do hospital. As imagens são do fotógrafo Pedro Caldas, da equipe de comunicação do hospital.
Na ocasião, será reservado um momento para as falas das autoridades e para o corte do bolo.
O aniversário do Huoc acontecerá na alameda do hospital, a partir das 11h, e contará com as presenças da secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, da reitora da Universidade de Pernambuco, Socorro Cavalcanti, do superintende do Complexo Hospitalar da UPE, Gustavo Trindade, e da diretora-executiva do Huoc, Izabel Avelar.
Também participarão da celebração funcionários e pacientes.
O hospital recebeu o nome de Oswaldo Cruz em homenagem ao epidemiologista brasileiro que dedicou a vida ao combate de doenças infecciosas. Não só o nome, mas também a arquitetura, dividida em pavilhões, revela a vocação do hospital ao combate de epidemias.
Por dentro, o hospital é dividido em várias edificações, voltadas para um pátio, cortado por uma grande alameda. O sistema de pavilhão, modelo que diminui o risco de transmissão de agentes infecciosos, funcionou bem para o enfrentamento à covid-19.
HISTÓRIA DO HUOC
O Huoc foi fundado em 1884, com o nome de Hospital de Santa Águeda, destinado ao atendimento em doenças infectocontagiosas, que eram responsáveis pelo alto índice de mortalidade na época.
Em 1925, após ampla reforma, passou a ser chamado Hospital Oswaldo Cruz, referência na assistência a casos clínicos e cirúrgicos da tuberculose, além da cirurgia geral e torácica.
Em 1964, passou a integrar a estrutura organizacional da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (Fesp), sob o nome de Hospital das Clínicas Oswaldo Cruz, com as Faculdades de Ciências Médicas (FCM) e Nossa Senhora das Graças (FENSG).
Em 1991, a Fesp passou a ser Universidade de Pernambuco (UPE) e, em 1994, o hospital passou a ser chamado Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc).
Em setembro de 2008, o Huoc foi recertificado como hospital de ensino, após ser avaliado por uma comissão mista integrada por técnicos dos Ministérios da Educação e Cultura e da Saúde.
Em 2012, com a aprovação da Resolução Consun nº 18, passou a incorporar o Complexo Hospitalar da UPE.
Atualmente o Huoc conta com mais de 400 leitos habilitados, incluindo oncologia adulto e pediátrica, doenças infectoparasitárias, unidade de terapia intensiva (UTI) e transplantes.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”