Pernambuco abre 22 leitos em grandes emergências; novas vagas estão em hospitais do Recife e de Bezerros, no Agreste
Neste ano, foram abertos 318 novos leitos em Pernambuco, com o objetivo de reforçar a rede do SUS
O governo de Pernambuco abriu, nesta semana, mais 22 leitos para a assistência de adultos. São dez de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Jesus Pequenino (HJP), em Bezerros, no Agreste do Estado, e outros 12 leitos de retaguarda de vascular no Hospital Geral de Areias (HGA), Zona Oeste do Recife.
Somente este ano foram abertos 318 novos leitos, em Pernambuco, com o objetivo de reforçar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Esses 22 novos leitos se juntam a quase trezentos novos leitos abertos desde o início do ano e representam o esforço diário da gestão de ampliar e qualificar o atendimento à saúde de quem mais precisa", afirma a governadora em exercício Priscila Krause.
"Os leitos de retaguarda abertos em Bezerros e no Recife buscam atender ao nosso esforço de reduzir os impactos nos grandes hospitais."
A secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que os novos leitos vão reforçar a retaguarda de grandes hospitais do Estado.
"É com alegria que a gente informa a abertura de dez leitos de UTI adultos em Bezerros, que vai ajudar a gente na retaguarda, inclusive dos grandes hospitais. E 12 leitos de retaguarda para vascular, especialmente do Getúlio Vargas e da Restauração, no Hospital Geral de Areias. Que bom que a gente está potencializando nossa rede para atender melhor a população de Pernambuco", ressalta.
No Hospital Jesus Pequenino, os leitos foram instalados com equipamentos atuais, de alta tecnologia, e estão distribuídos de forma individualizada.
Além disso, as vagas podem ser destinadas para realização de hemodiálise.
Os pacientes também recebem os cuidados de equipe multidisciplinar especializada, de forma qualificada e humanizada.
Com o acréscimo, a unidade hospitalar de Bezerros passa a contar com 20 leitos de UTI, que vão dar suporte principalmente à população do Agreste.
Já no Hospital Geral de Areias, foram abertos seis leitos femininos e seis masculinos, que servirão com retaguarda para vascular.
De acordo com a secretária-executiva de Regulação do Estado, Fabiana Emerenciano, no Hospital Jesus Pequenino, os leitos servirão de apoio ao Hospital Regional do Agreste (HRA).
No caso do Hospital Geral de Areias, as vagas serão destinadas como retaguarda para vascular e garantirão suporte aos pacientes dos hospitais Getúlio Vargas e Restauração.
"A ideia é estruturar melhor a rede de retaguarda para ficarem, nos hospitais de grande porte, os pacientes que têm necessidade de maior assistência, necessidade de maior complexidade. E os pacientes que já resolveram com a abordagem cirúrgica e precisam apenas de término de antimicrobiano e de um acompanhamento com vascular e enfermaria, serão direcionados, entre os outros serviços que já existiam, para esses leitos de retaguarda do Hospital Geral de Areias", explica Fabiana.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”