COVID-19 NO RECIFE

Taxa de exames com resultado positivo para covid sobe para 35,6% no Recife; veja onde fazer o teste

O Recife passou de uma média de 500 testes realizados por semana, em novembro, para 4.080 exames na primeira semana de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 15/12/2023 às 16:59 | Atualizado em 15/12/2023 às 17:16
Notícia
X

A positividade para covid-19 (taxa de exames com resultado positivo para a doença) atingiu a marca de 35,6% no Recife. A situação epidemiológica da capital pernambucana segue o cenário do Nordeste, segundo mostra o mais novo Boletim InfoGripe, da Fiocruz, divulgado na quinta-feira (14). 

O levantamento, que considera dados de 3 a 9 deste mês, destaca que vários Estados do Nordeste indicam aumento no número de novos casos da covid-19. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já havia alertado sobre o incremento de confirmações, com quase 800 diagnósticos positivos de 26 de novembro a 2 de dezembro. 

No Recife, a Vigilância em Saúde tem percebido um aumento na procura por testes de covid-19 nas duas últimas semanas. "Passamos de uma média de 500 testes realizados por semana, em novembro, para 4.080 testes na primeira semana de dezembro, com positividade de 35,6%", diz a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Recife, Marcella Abath.

Para organizar a demanda, a Prefeitura do Recife deixa de realizar os testes por demanda espontânea. Agora, os exames de covid-19 voltam a ser feitos mediante agendamento, via Conecta Recife (site e aplicativo).

Os testes são realizados nos centros localizados no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul; e na Unidade Básica Tradicional José Dustan, na Iputinga, Zona Norte.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, essa é uma estratégia para organizar a logística de atendimento e também evitar aglomerações, fator de risco para a disseminação do coronavírus.

"Para evitar aglomerações e controlar melhor o estoque de testes, voltamos a ofertar testagem exclusivamente por agendamento, exceto para grupos prioritários (pessoas a partir dos 60 anos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças com até 5 anos de idade)", explica Marcella Abath.

Os agendamentos são para o público em geral e abrem todo dia, sempre a partir das 15h do dia anterior à oferta dos testes, através do site Conecta Recife ou aplicativo: conectarecife.recife.pe.gov.br

Para ter acesso aos exames, basta que os moradores do Recife compareçam a um dos dois centros de testagem da cidade. Deve-se apresentar comprovante de residência na capital e documento de identificação com foto.

TESTE COVID RECIFE

A Secretaria de Saúde do Recife mantém abertos, de domingo a domingo, dois centros de testagem para covid-19:

  1. Zona Norte: Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan: Rua Maurício de Nassau, s/n, Iputinga, de 8h às 12h e de 13h às 17h
  2. Zona Sul: Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, das 8h às 17h

IKAMAHÃ/SESAU RECIFE
Quem tiver o teste positivo para covid-19 deve ficar em isolamento por sete dias após os primeiros sintomas ou a partir da data do teste, para os casos assintomáticos - IKAMAHÃ/SESAU RECIFE

QUANDO FAZER O TESTE DE COVID? 

A recomendação, para fazer exame diagnóstico é preferencialmente para pessoas com sintomas gripais: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração no paladar ou olfato.

Quem tiver o teste positivo para covid-19 deve ficar em isolamento por sete dias após os primeiros sintomas ou a partir da data do teste, para os casos assintomáticos.

Passado esse período e depois de 24 horas sem sintomas, o paciente pode voltar ao convívio social.

Não é necessário fazer um novo teste com o objetivo de obter a negativação da doença.

ONDE TOMAR A VACINA BIVALENTE NO RECIFE? 

A melhor forma de prevenir a covid-19 ou amenizar seus sintomas é manter o calendário vacinal atualizado.

A rede de saúde da capital pernambucana conta com 170 salas de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além disso, quatro shoppings da capital (Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro) oferecem o imunizante todos os dias da semana, das 9h às 19h.

Já o Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte, oferece vacinação todos os dias da semana, das 8h às 18h.

Nos fins de semana, a prefeitura monta pontos itinerantes de vacinação, em centros de compras, praças, parques e locais de grande circulação. A população pode acompanhar essa programação no site da prefeitura ou através do Conecta Recife. A listagem completa pode ser conferida aqui: minhavacina.recife.pe.gov.br.

"Temos, em circulação no País, diversas variantes e sublinhagens da ômicron. Por isso, é preciso estar com o calendário vacinal em dia, e não apenas no que se refere à covid, mas também à influenza e demais doenças", explica a gerente do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do Recife, Nádia Carneiro. 

De modo geral, a maioria dos casos de covid-19 tem apresentado sintomas leves, mas é preciso manter a vigilância, especialmente em relação aos grupos de maior risco, como idosos a partir dos 60 anos, pessoas imunocomprometidas ou com comorbidades. Para esse público específico, o Recife oferece o reforço da vacina bivalente. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor