CARNAVAL 2024: Especialista alerta para os cuidados com a pele no período de folia
Dermatologista dá dicas para curtir a folia sem transtornos
No período de Carnaval, que em 2024 ocorre de 10 a 13 de fevereiro, os cuidados com a pele são essenciais para que a festa seja realmente divertida sem a necessidade de lidar com possíveis transtornos.
Por acontecer no período de alto verão, os foliões precisam redobrar os cuidados com a exposição à luz solar, o uso excessivo de maquiagem e a desidratação.
De acordo com a dermatologista da Unimed Recife, Lígia Guedes, alguns cuidados com a pele devem ser tomados antes de sair para a festa.
"Usar um bom hidratante, filtro solar, além de realizar uma alimentação balanceada e tomar bastante água antes e durante a folia", recomenda a especialista.
Ela ainda dá dicas para aproveitar o decorrer da festa. "Evitar ficar muito tempo exposto ao sol entre o período de 10h e 15h e sempre que possível procurar uma sombra. O uso de roupas com proteção UV como bonés e camisas também são importantes”, completa.
>>Confira penteados super fáceis para arrasar no Carnaval 2024
FILTRO SOLAR
Ainda segundo a médica Ligia Guedes, o filtro solar adequado é com FPS acima de 30 e que deve ser aplicado de forma generosa em todas as áreas expostas do corpo para prevenir queimaduras solares.
"É importante também reaplicar o produto a cada 2 ou 3 horas de exposição ao sol", diz.
USO DE MAQUIAGEM
Outra atenção, segundo a dermatologista, é em relação à maquiagem usada.
“Antes de usar a maquiagem pela primeira vez, é importante testar numa pequena área da pele, para observar possíveis irritações. Lembrar também sempre de usar o filtro solar antes da maquiagem”, aconselha.
POMADA MODELADORA
Nos últimos dias, foram registrados vários casos de irritação ocular ocasionados pelo uso de pomadas modeladoras nos cabelos, que podem escorrer para os olhos devido ao suor, chuva e ao lavar os cabelos.
“A área dos olhos é sem dúvida a mais sensível, há o risco de irritação dos olhos pelo uso de glitter, colas e cílios postiços, e recentemente pelo uso de pomadas. Nesses casos é recomendado lavar abundantemente os olhos com água ou soro fisiológico e procurar uma emergência oftalmológica”, orienta a especialista.