Você sabia que o Carnaval faz bem para o cérebro? Entenda
Segundo especialista, Carnaval consegue mobilizar pessoas para momentos prazerosos
O Carnaval 2024 está gerando grande expectativa em muitas pessoas. Esta festividade é uma das mais queridas pelos brasileiros, atraindo multidões por todo o país. No entanto, você sabia que além da diversão, essa folia pode trazer benefícios para o seu cérebro?
A neurocientista da Supera – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci, explica que a antecipação desse período festivo deixa as sinapses cerebrais hiperativas, seja você um folião empolgado ou alguém que prefere o descanso.
“Esta ansiedade é real e ocorre em diferentes contextos. O Carnaval é uma festa enraizada na cultura do nosso país e mexe com emoções e muitos sentimentos”, afirma Livia em entrevista ao Metrópole.
No senso comum, ela destaca que os quatro dias são percebidos como períodos de encontros e experiências memoráveis, uma chance de vivenciar histórias que serão lembradas para sempre.
"A fantasia é algo muito presente no carnaval, e por isso as lembranças são sempre fortes na memória. Em momentos como este, podemos deixar as roupas e a personalidade de todos os dias de lado e nos transformarmos em quem quisermos”, comenta a neurocientista.
“Para o cérebro, a liberdade momentânea é uma grande injeção de adrenalina e criatividade”, diz.
CARNAVAL FAZ BEM PARA O CÉREBRO
A especialista esclarece que as emoções do carnaval são atribuídas aos neurotransmissores. Estes mensageiros neuronais atuam como correios, transportando mensagens de uma célula para outra no cérebro.
“Quando pensamos em Carnaval, há liberação de dopamina – um hormônio do prazer e satisfação -, além de serotonina, diretamente ligada ao humor”, explica Livia Ciacci.
Para aqueles que adoram o carnaval, se vestir a caráter, cantar, dançar, brincar e até flertar são maneiras de liberar energias e reduzir as tensões acumuladas na rotina diária. Esses momentos são valiosos para proporcionar uma diversidade de experiências ao cérebro.
Para prefere ficar em casa, ou daqueles que buscam programas mais tranquilos, a desconectar-se é a grande vantagem.
“Os benefícios do recesso para o cérebro serão proporcionais ao quanto você conseguir ficar longe das preocupações e do estresse durante esses dias”, afirma a especialista.