NASCIMENTO

No Recife, Maternidade Bandeira Filho registra o primeiro nascimento de 2024

A mãe e a filha estão bem e devem receber alta nesta terça-feira (2)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/01/2024 às 10:37 | Atualizado em 01/01/2024 às 15:40
Notícia
X

O primeiro bebê a nascer em 2024,nas maternidades da Prefeitura do Recife, chegou ao mundo a exatos 17 minutos após a virada do ano.  O nascimento aconteceu na Maternidade Professor Bandeira Filho, localizada em Afogados, na Zona Oeste da capital, segundo informações da Secretaria de Saúde (Sesau).

A unidade realiza cerca de 500 partos por mês, dos quais cerca de 35% das pacientes são de outras cidades.

A menina nasceu pesando 2.675kg e com 46cm, de parto normal, e ainda na triagem da maternidade. A mãe já entrou na unidade parindo. A criança é filha de Laiany Layssa Muniz da Sillva, de 22 anos, que mora no bairro de São José. A mãe e a filha estão bem e devem receber alta nesta terça-feira (2). Este é o segundo filho de Laiayni.

PARTOS MENSAIS

Atualmente, são realizados mais de 1.200 partos (de baixo risco) mensais nas três maternidades (Arnaldo Marques, no Ibura; Bandeira Filho, em Afogados; e Barros Lima, em Casa Amarela) geridas pela Prefeitura do Recife, além do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.

Mais de 70% deles são partos normais. Do total de partos, cerca de 35% são de pessoas vindas de outros municípios. No Hospital da Mulher também são realizados partos de alto risco.

SERTÃO DE PERNAMBUCO

O primeiro cidadão petrolinense nascido em 2024 na rede pública de saúde é um menino. Wesley Isaque chegou ao mundo à 0h17 minutos desta segunda-feira, no Hospital Dom Malan Ismep, que tem a maior maternidade de alta complexidade do Sertão de Pernambuco. A mãe é a trabalhadora rural Bruna Ferreira, de 21 anos, moradora do Bairro São Gonçalo, na zona oeste da cidade. Ele é o primeiro filho de Bruna.

O bebê de uma gestação de 41 semanas e 2 dias, nasceu de parto natural, pesando 3.750 gramas, medindo 52 centímetros. Forte e saudável, nasceu faminto e foi colocado para mamar nos primeiros minutos de vida.

O Hospital Dom Malan é administrado pelo Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz – ISMEP e atende pacientes de 53 municípios que compõem a Rede PEBA (hospitais conveniados ao SUS nos estados de Pernambuco e Bahia).

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP
O bebê de uma gestação de 41 semanas e 2 dias, nasceu de parto natural, pesando 3.750 gramas, medindo 52 centímetros - Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP

Tags

Autor