EM INVESTIGAÇÃO

MALÁRIA: São Paulo tem dois registros de infecção por malária

Um dos infectados reside na cidade de Mogi das Cruzes e outro em Suzano

Imagem do autor
Cadastrado por

Agência Brasil

Publicado em 03/01/2024 às 13:19 | Atualizado em 03/01/2024 às 13:22
Notícia
X

Foram registrados dois casos de malária na região do Alto Tietê, em São Paulo.

Um dos infectados reside na cidade de Mogi das Cruzes e outro em Suzano.

As vigilâncias epidemiológicas dos municípios acompanham a situação.

"As duas pessoas já estão bem e aguardam o exame final, realizado pelo Instituto Emílio Ribas, para confirmação da cura", afirma nota divulgada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Segundo o comunicado, os contaminados participaram de uma operação de resgate na Serra do Mar, entre os municípios de  Biritiba Mirim e Bertioga, local de mata e cachoeiras.

A prefeitura de Suzano confirma que uma das pessoas contaminadas é um bombeiro de 42 anos, com diagnóstico do último 23 de dezembro.

O município tem outro residente infectado, mas um engenheiro agrônomo que veio de Angola, já em tratamento contra a doença, em novembro.

Devido às notificações, a Prefeitura de Suzano informou que fez a busca pelo mosquito transmissor na cidade, mas não encontrou indícios da presença do inseto.

" Vale lembrar que, no Brasil, o mosquito Anopheles está presente na região amazônica, extra-amazônica e em áreas da Mata Atlântica Litoral", acrescenta a nota do executivo municipal.

De acordo com os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo de São Paulo, em 2023 foram registrados seis casos de malária no Estado.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor