Saúde

Como identificar o olho de peixe? Veja sinais da verruga plantar

Saiba as principais informações da verruga plantar, conhecida como olho de peixe

Imagem do autor
Cadastrado por

Luana Simões

Publicado em 05/01/2024 às 10:13
Notícia
X

O "olho de peixe", também conhecido como verruga plantar, é uma condição dermatológica causada pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Essas verrugas aparecem na sola do pé e têm uma aparência áspera e endurecida, muitas vezes rodeada por pele espessa, lembrando um calo. Geralmente, são dolorosas ao caminhar, especialmente quando pressionadas.

É essencial buscar orientação médica para o tratamento adequado e evitar a automedicação, garantindo a eficácia e segurança do processo de cura.

Saiba como identificar o olho de peixe e o melhor tratamento para a verruga.

COMO IDENTIFICAR O OLHO DE PEIXE

Como já explicado, o olho de peixe é uma infecção nos pés. Por ter um caráter assintomático, ou seja, não apresentar sinais fortes, leva a "despreocupação" dos pacientes.

Muitas vezes, a pessoa com a verruga plantas busca ajuda médica somente quando as lesões se multiplicam e aumentam de tamanho e forma, tornando-se incômodas.

Em conversa com o dermatologista Luis Lessa*, os principais sintomas foram listados para uma melhor identificação das verrugas e para evitar demorar muito para procurar um médico.

"O principal sintoma é a dor. Quem está sofrendo com verrugas plantares geralmente sente dor ao andar ou ficar em pé, como se estivesse pisando em uma pequena pedra, ao procurar o que está causando a dor a pessoa não verá aquela lesão de aparência verrucosa que ela pode conhecer de outras áreas do corpo, ela verá um pequeno ponto esbranquiçado e ressecado, que às vezes parece um calo", diz o médico.

Uma orientação importante é não tentar manipular as lesões tentando cortar ou lixar.

DIAGNÓSTICO OLHO DE PEIXE

O diagnóstico é feito pelo dermatologista com a ajuda da dermatoscopia, exame que é realizado na consulta com um aparelho especial chamado dermatoscópio. Na maioria das vezes não é necessária a realização de biópsia.

O diagnóstico tardio pode provocar a disseminação das lesões pela planta do pé, dificultando o tratamento.

TRATAMENTO OLHO DE PEIXE

O tratamento é feito pelo dermatologista no consultório e também pelo paciente em casa. Há várias opções e o principal objetivo é destruir a lesão, já que não é possível combater o vírus diretamente.

O dermatologia Luis Lessa diz: "podemos utilizar ácidos, nitrogênio líquido para congelar as lesões, o bisturi elétrico e pequenos procedimentos cirúrgicos. Em casa, o paciente vai aplicar ácidos para continuar a destruição da lesão. Para alguns casos podemos utilizar medicações que tentam direcionar a nossa imunidade para destruir a lesão."

A VACINA CONTRA HPV PODE AJUDA OLHO DE PEIXE?

Segundo o médico, existem dezenas de tipos de HPV e a vacina quadrivalente que temos disponível treina o nosso sistema imune contra os tipos de HPV que causam as verrugas nas áreas genitais e o câncer do colo de útero.

Contudo, ainda não há estudos suficientes para saber se essas vacinas também ajudam de alguma forma no tratamento do olho de peixe.

*Médico dermatologista - CRM: 24106

Veja também: 5 MELHORES CHÁS DIURÉTICOS PARA INCHAÇO E RETENÇÃO DE LÍQUIDO 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor