DOAÇÃO DE SANGUE

A um mês do Carnaval, Hemope convoca população para abastecer estoque de sangue para os dias de Momo

O objetivo é ampliar o número de doações de sangue para assegurar a demanda das unidades hospitalares durante as prévias carnavalescas e a festa de Momo, em fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 08/01/2024 às 17:19
Notícia
X

Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para dar suporte durante o período carnavalesco, o Hemope inicia uma ação de sensibilização. Personalidades da música e troças carnavalescas pernambucanas participam, nesta terça-feira (9), às 8h30, da abertura da mobilização no 3º andar do Paço do Frevo, localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. 

Participam da atividade o grupo lírico O Bonde; os cantores Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Ed Carlos e Nonô Germano; a troça Pitombeira dos Quatro Cantos; a Calunguinha e Luiz Adolpho (representante social do Homem da Meia Noite); o Bloco Eu Acho é Pouco; Batutas de São José e a Orquestra Henrique Dias.

"Contamos com a solidariedade das pessoas na doação de sangue, sabendo que essa doação salva vidas e que temos enfrentado dificuldades na manutenção de um estoque adequado para atender a população, especialmente em épocas de maior risco, maior necessidade do uso de sangue, como é o caso do Carnaval", explica a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A proposta é conscientizar, durante todo o mês de janeiro, os pernambucanos sobre a importância da doação de sangue. A população pode ir às unidades do Hemope ou participar da ação através de coletas externas: sete serão abertas ao público e duas exclusivas para funcionários de empresas parceiras.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, reforça a importância da ação e o apoio da população pernambucana, uma vez que o Hemope fornece sangue para todas as emergências do Estado.

"Os estoques de sangue do Hemope estão baixos e, em épocas de festas, precisamos reforçá-los. Por isso, estamos com a equipe pronta para receber o doador, seja no Hemope do Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Serra Talhada, Petrolina e Ouricuri, ou nas coletas externas", diz Raquel. 

"Contamos com os doadores para encher nossas bolsas de sangue e, assim, atender a demanda da população", acrescenta. 

Durante os meses de janeiro e de fevereiro, a sede do Hemope, no Recife, receberá diversas apresentações.

No dia 16, vários artistas locais reforçarão a ação.

No dia 23, o bloco Enquanto isso na sala da justiça levará super-heróis para o hemocentro.

Além disso, no dia 3 de fevereiro, o bloco O Galo da Madrugada fará a participação na campanha.

Já o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife farão uma visita ao Hemope no dia 6 de fevereiro, a fim de reforçar a importância da doação de sangue.

DOAÇÃO DE SANGUE: HEMOPE FAZ COLETAS EXTERNAS

As coletas abertas ao público ocorrem em Olinda (Grande Recife), Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Gravatá (Agreste).

No Shopping Patteo Olinda, a ação acontece nos dias 12 e 13 de janeiro, no 4º andar, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com a participação do bloco lírico Dama e Valetes no dia 12.

No Park Shopping Vitória, as coletas serão feitas nos dias 19 e 20 de janeiro, das 10h às 12h e de 13h às 14h30.

Em Gravatá, as atividades serão realizadas na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos dias 26 e 27 de janeiro, das 9h às 12h e de 13h às 14h30.

As coletas exclusivas dos cooperados ocorrem nas seguintes empresas: Chesf, no dia 23 de janeiro, no auditório, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, e no município de Abreu e Lima, no dia 30 de Janeiro, local e horários a serem confirmados.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor