SAÚDE

Leite faz mal para diabéticos? Saiba se consumo é recomendado ou não

Entenda a relação que existe entre o consumo do leite e cuidados com diabetes

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 31/01/2024 às 12:24
Notícia
X

A sabedoria popular destaca a importância de um leitinho matinal. A ciência mais uma vez confirma esse conselho, como evidenciado por um estudo conduzido por cientistas canadenses da Unidade de Pesquisas Nutracêuticas Humanas da Universidade de Guelph, em colaboração com a Universidade de Toronto.

O estudo revela que o consumo de leite no café da manhã, mesmo acompanhado de alimentos ricos em carboidratos, reduz os níveis de glicose no sangue após o almoço.

Essa descoberta é especialmente relevante para os 16,8 milhões de brasileiros adultos (20 a 79 anos) que enfrentam o desafio do diabetes tipo 2, conforme dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). O Brasil é o 5º país com maior incidência dessa doença no mundo, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

A endocrinologista Pryscilla Moreira destaca à Folha BV que o desequilíbrio do metabolismo da glicose é um grande desafio para os pacientes com diabetes.

"Quando o paciente consegue controlar a glicose por meio da alimentação, é possível diminuir a quantidade de medicação, reduzir significamente o tempo de evolução de piora da doença e diminuir os efeitos das complicações que podem aparecer. Então, quando falamos em controlar a glicose, não estamos falando só do consumo de doces e açúcar, mas principalmente do carboidrato presente uma série de alimentos como frutas, verduras, nos alimentos com base em farinhas brancas, pois estes sim, quando não controlados corretamente, são os grandes vilões do paciente com diabetes", esclarece.

Benefícios do leite

Além do impacto positivo destacado no estudo da Universidade de Guelph, a endocrinologista ressalta outros benefícios do leite como uma fonte proteica que facilita a absorção dos carboidratos. "A quantidade de proteínas que o leite oferece é muito importante para o controle dos níveis glicêmicos", destaca a médica.

Mesmo além dos benefícios para os diabéticos, Pryscilla Moreira explica que o leite é benéfico para a população em geral, sendo uma fonte acessível de proteína e cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes, regulação da coagulação sanguínea e funções neuromusculares.

Bem-estar e saúde

O leite, ao longo dos séculos, esteve associado não apenas à sua função primária como alimento, mas também à saúde e ao bem-estar. Essa ligação profunda pode ser atribuída ao contato inicial que temos com o leite por meio do processo de amamentação.

No contexto moderno, a indústria láctea evoluiu significativamente, produzindo uma variedade de tipos de leite e derivados. André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do grupo Marajoara Laticínios, destaca os avanços na produção do leite, desde as versões longa vida até os desnatados, semi-desnatados e sem lactose.

Ele enfatiza que, apesar de sua origem animal, o leite de vaca é um alimento seguro para o consumo humano devido aos modernos processos de pasteurização e esterilização, garantindo um produto livre de microorganismos prejudiciais. A legislação brasileira também proíbe a adição de conservantes ao leite, tornando-o uma escolha saudável.

Fonte: Folha BV

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor