ALONGAMENTO

Alongamento e mobilidade: Confira os melhores aquecimentos pré-treino para hipertrofia

Conheça a importância do alongamento para uma melhor performance de treino

Imagem do autor
Cadastrado por

Samara Cinobio

Publicado em 31/01/2024 às 13:03
Notícia
X

O alongamento ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos e das articulações, o que pode melhorar a amplitude de movimento durante o exercício. Isso pode reduzir o risco de lesões musculares e articulares.

Além de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, o alongamento pode melhorar a entrega de oxigênio e nutrientes essenciais e ajudar a remover resíduos metabólicos, como ácido lático.

O alongamento pode ajudar a acalmar a mente e preparar-se mentalmente para o treino. Isso pode melhorar o foco e a concentração durante o exercício.

Confira, a seguir, algumas opções de aquecimento para fazer antes do treino.

Melhores aquecimentos pré-treino

Cardio leve: Faça alguns minutos de cardio leve, como caminhada rápida, corrida leve, pular corda ou ciclismo estacionário. Isso aumenta a frequência cardíaca e aquece os músculos.

Alongamento dinâmico: Em vez de alongamentos estáticos, opte por alongamentos dinâmicos que envolvam movimentos controlados através de uma amplitude de movimento. Isso pode incluir balanços de perna, torções da cintura, alcances laterais e outros movimentos similares.

Mobilidade articular: Concentre-se em movimentos que visam mobilizar as articulações que serão mais utilizadas durante o treino. Isso pode incluir rotações de ombro, flexões e extensões de quadril, giros de tornozelo, entre outros.

Ativação muscular: Faça exercícios específicos para ativar os músculos que serão trabalhados durante o treino. Por exemplo, se você vai fazer agachamentos, faça algumas séries de agachamentos com peso corporal para ativar os músculos das pernas e glúteos.

Exercícios pliométricos: Se o seu treino envolve explosão ou saltos, inclua alguns exercícios pliométricos, como saltos verticais, saltos de caixa ou saltos com corda, para preparar os músculos para a atividade explosiva.

Progressão gradual: Independentemente do tipo de aquecimento que escolher, comece com uma intensidade leve e aumente gradualmente a intensidade à medida que seu corpo aquece.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor