Doação de sangue: Hemope Recife funcionará durante todo o período de Carnaval
Para o abastecimento da rede de saúde nos dias da festa, o Hemope ainda precisa coletar 500 bolsas de sangue. O ideal é ter 8 mil bolsas para o período
Com o objetivo de atender a demanda da população pernambucana no período carnavalesco, o Hemope Recife funcionará normalmente durante os dias de folia e também na Quarta-Feira de Cinzas (14).
A unidade estará de portas abertas das 7h15 até as 18h30. Caso a pessoa queira agendar a doação de sangue, é preciso ligar para o Disk Doação: 0800 0811535.
"A Saúde é a grande retaguarda destes grandes eventos, para que todos possam brincar em paz", disse a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, em coletiva de imprensa do governo sobre as ações do Carnaval, realizada nesta segunda-feira (5), no Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças, Zona Norte do Recife.
A campanha de doação de sangue para o Carnaval começou em janeiro. A secretária informou que, para o abastecimento da rede de saúde nos dias da festa, o Hemope ainda precisa coletar 500 bolsas de sangue. "O ideal é ter 8 mil bolsas para o período. Até o último sábado (3), tínhamos cerca de 7,5 mil bolsas. Precisamos manter as doações."
Segundo o Ministério da Saúde, no período de Momo, ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões.
Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante o período de festividades.
A presidente do Hemope, Raquel Santana, ressalta que a ideia do Hemope é aumentar o número de doações de sangue para esta temporada. "Logo, vamos funcionar em todos os dias de Carnaval e contamos com os doadores para encher nossos estoques de sangue", afirma.
Para doar sangue, o pré-doador precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos (neste último caso, a primeira doação no Hemope deve ter sido feita até 60 anos), pesar, no mínimo, mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado.
Também é necessário apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”