MALÁRIA

Caso de Malária é confirmado em cidade do Agreste de Pernambuco

Paciente é um homem de 49 anos que viajou até a região Amazônica

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/02/2024 às 16:10
Notícia
X

Um caso de malária foi confirmado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, no último domingo (11). O paciente é um homem de 49 anos que havia acabado de retornar de uma viagem à trabalho até a região Amazônica, importante área endêmica do país.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o paciente foi até o Hospital Regional Dom Moura após apresentar quadro de febre, onde recebeu os cuidados da equipe de plantão. 

Então, foi enviada a notificação de um caso suspeito para malária para o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE).

Após o atendimento na unidade de saúde, foi realizado o diagnóstico laboratorial através do teste rápido e gota espessa, ambos realizados pelo Laboratório Regional da V Gerência Regional de Saúde (V Geres-Garanhuns), com resultado positivo para malária.

Simultaneamente à suspeita, o nível central da SES-PE encaminhou o medicamento especializado para o início do tratamento do paciente.

Agora, ele está realizando o tratamento em nível domiciliar, já que, segundo os médicos, não há necessidade de internação clínica.

MALÁRIA

A malária é uma doença provocada pelo protozoário de gênero Plasmodium e transmitido pela picada da fêmea do Anopheles, gênero de mosquito conhecido na Região Norte como mosquito-prego ou carapanã. No Nordeste, é conhecido como muriçoca.

É importante frisar que a doença não é endêmica em Pernambuco e que sua transmissão não se dá diretamente de uma pessoa a outra.

Seus sintomas mais conhecidos envolvem febre alta, calafrio e sudorese e, caso a pessoa não receba tratamento em tempo oportuno, a doença pode evoluir rapidamente para sintomatologia mais grave e posterior óbito.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE) recebeu, no último domingo (11/02), a notificação de um caso suspeito para malária.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor