DIABETES

Glicose alta: saiba como controlar a pré-diabetes

Veja como diminuir a diabetes no sangue

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 14/02/2024 às 7:07
Notícia
X

Com frequência, os resultados dos exames laboratoriais de glicemia revelam valores que, embora ainda não alcancem o limiar para diagnosticar diabetes, não podem ser ignorados, caracterizando-se como hiperglicemia intermediária ou pré-diabetes. Esse estado traz consigo um risco aumentado de desenvolver diabetes no futuro.

Quais os valores da pré-diabetes?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diagnóstico da pré-diabetes baseia-se nos seguintes parâmetros laboratoriais:

  • Anomalia da Glicemia de Jejum (AGJ): glicemia de jejum 110 e < 126 mg/dl
  • Tolerância Diminuída à Glicose (TDG): glicemia após 2 horas na Prova de Tolerância à Glicose Oral com 75gr (PTGO 75gr) 140 e < 200 mg/dl.

A pré-diabetes é, portanto, um estágio em que os níveis de glicemia estão acima do normal, porém ainda não suficientes para diagnosticar a doença em si. Contudo, esse estado apresenta um risco elevado de desenvolver diabetes tipo 2 em meses ou anos futuros.

Alguns dos fatores de risco para pré-diabetes incluem:

  • Sedentarismo
  • Sobrepeso
  • Alimentação inadequada
  • Tabagismo
  • Pressão arterial elevada
  • Níveis de colesterol.

Como controlar diabetes?

Para combater a progressão da doença, é crucial adotar uma intervenção no estilo de vida, incluindo um plano de alimentação e exercícios físicos.

Segundo a OMS, uma dieta com baixo teor de açúcar, gorduras saturadas e carboidratos refinados deve fazer parte dessa mudança alimentar. Além disso, realizar pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia, em pelo menos 5 dias por semana, é fundamental para reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Existem algumas diretrizes que merecem atenção especial no combate a essa condição:

  • Faça caminhadas curtas: Exercícios moderados por 30 minutos, 5 dias por semana, ou períodos curtos de atividades físicas distribuídos ao longo do dia podem ajudar no controle da glicose no sangue.
  • Aproveite os intervalos no trabalho: Utilize pequenas pausas para realizar atividades físicas leves, como caminhar ou subir escadas, contribuindo para a diminuição do açúcar no sangue.
  • Pratique exercícios: O trabalho de força muscular, quando combinado com exercícios cardiovasculares, pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue e reduzir a resistência à insulina.

Por fim, é fundamental buscar orientação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios, garantindo que seja adaptado às suas necessidades e condição física. O exercício físico, aliado a uma alimentação equilibrada, pode ser uma ferramenta eficaz no controle da glicose no sangue e na prevenção da diabetes.

Fonte: Controlar Diabetes

 

Tags

Autor