ARBOVIROSES

Pernambuco tem aumento de 113,4% nos casos de dengue em 2024 e investiga 6 mortes

É a quinta semana consecutiva, no Estado, acima da linha superior do diagrama de controle, que analisa os últimos 10 anos da doença, excluindo os anos epidêmicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/02/2024 às 18:33
Notícia
X

Pernambuco registra 1.208 pessoas que adoeceram este ano, até o último dia 10 de fevereiro, com sintomas prováveis de dengue - uma alta de mais de 113,4%, em comparação com o mesmo período de 2023. Do total de casos, 146 foram confirmados, e quatro apresentaram manifestações graves da infecção.

Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado na tarde desta sexta-feira (16).

Segundo o balanço, o Estado investiga seis mortes associadas a arboviroses. Entre eles, uma menina de 10 anos, que morava em Petrolina, no Sertão. Ela foi a óbito com suspeita de dengue no último dia 6 e, segundo a SES-PE, não apresentava comorbidades. 

É a quinta semana consecutiva, em Pernambuco, acima da linha superior do diagrama de controle, que analisa os últimos 10 anos da doença, excluindo os anos epidêmicos.

"Esse desempenho, apesar de colocar o Estado em vigilância para o crescimento dos indicadores, ainda não deixa Pernambuco próximo de uma situação de emergência", analisa, em nota, a SES-PE. 

A incidência geral de 13,3 casos prováveis de dengue por 100.000 habitantes está distante do referencial do Ministério da Saúde (MS) para uma alta incidência (considerada quando se ultrapassa o patamar de 300 casos/100.000 habitantes). 

No entanto, o boletim epidemiológico aponta que o Estado já tem, neste ano de 2024, os primeiros municípios com média e alta incidência - aqueles que se encontram com indicadores entre 100 e 300 casos por 100.000 habitantes. Dentro desse patamar, estão Fernando de Noronha, Araçoiaba, Gravatá e Belém do São Francisco. 

O balanço da SES-PE ainda traz dados das demais arboviroses. Foram notificados 354 casos prováveis de chikungunya - um aumento de 23,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, foram confirmados 28 casos da doença. 

Sobre zika, há 19 casos prováveis, sem nenhuma confirmação. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor