ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

Hospital da Restauração recebe prêmio internacional por salvar vidas em casos de AVC

O HR foi um dos 25 hospitais premiados do Brasil - sendo um dos três públicos no País com administração estadual

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 19/02/2024 às 19:57 | Atualizado em 19/02/2024 às 20:06
Notícia
X

Em meio a corredores superlotados, macas pelo chão e problemas estruturais no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife, o time de profissionais que cuida dos pacientes enfrenta todas essas adversidades da maior emergência pública do Norte e Nordeste do Brasil para salvar vidas a todo instante. 

Esse trabalho foi reconhecido mundialmente. A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital da Restauração foi premiada pela Iniciativa Angels, que ajuda hospitais do mundo todo a se tornarem preparados para os atendimentos do AVC agudo.

O prêmio é consequência dos resultados apresentados no último trimestre de 2023. O HR foi um dos 25 hospitais premiados do Brasil - sendo um dos três públicos no País com administração estadual. 

No Brasil, 175 hospitais participam do monitoramento dos indicadores de qualidade da Iniciativa Angels. No último trimestre de 2023, apenas 25 deles foram premiados (entre diamante, platina e ouro), e o Hospital da Restauração foi um dos que receberam a certificação.

Desse total, sete são hospitais privados; 15 são hospitais públicos administrados por organização social e apenas três são instituições públicas com administração própria - entre eles, o Hospital da Restauração.

O principal tratamento feito no HR é a trombólise, procedimento que faz parte do protocolo padrão para os casos de AVC agudo.

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Para receber o Status Gold da premiação, foram avaliados vários indicadores como período de internação e protocolos utilizados na assistência aos pacientes, incluindo o tempo em que são realizados os exames necessários e o tempo em que o paciente é submetido à trombólise (injeção que dissolve os coágulos que entopem os vasos sanguíneos e deve ser aplicada logo após os primeiros sintomas). Também foi levada em consideração a coleta dos dados com detalhes sobre o histórico de comorbidades dos pacientes, entre outros parâmetros. 

No geral, o Hospital da Restauração foi bem avaliado em relação ao tempo médio de internação, que ficou abaixo da média nacional; marcação das comorbidades; e melhora na evolução dos sintomas das sequelas do AVC.

"O prêmio conquistado é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e uma prova de que, com organização e comprometimento, o SUS consegue oferecer assistência de qualidade com padrões internacionais aos pacientes. O prêmio evidencia o quanto o HR salva vidas", diz a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

"Sempre íamos aos congressos e víamos hospitais do Brasil recebendo as premiações. Olhávamos para o HR e víamos que, se organizássemos, também podíamos ter um bom padrão de qualidade. Após a fase crítica da pandemia, no fim de 2022, começamos a perseguir as melhorias, através do rastreador de qualidade, e fomos fazendo ajustes. Agora, um ano depois, colhemos o primeiro fruto do nosso trabalho", destaca a médica neurologista Ana Dolores, coordenadora da unidade de AVC do HR. 

De acordo com o diretor-geral do hoispital, Petrus Andrade Lima, além do reconhecimento pela qualidade na assistência, o Status Gold abre ainda novos horizontes para o serviço.

"Enquanto instituição de formação de novos profissionais, o certificado também abre a Unidade de AVC para a realização de novos estudos e ainda evidencia que o nosso serviço está preparado para executar tratamentos mais modernos para o AVC agudo", frisa Petrus.

Ainda segundo o diretor-geral, o HR aguarda habilitação pelo Ministério da Saúde para começar a realizar a trombectomia mecânica, que é a remoção de um coágulo de sangue de um vaso sanguíneo.

REFERÊNCIA

O Hospital da Restauração é uma das unidades de referência na rede de saúde de Pernambuco para o tratamento do AVC isquêmico - assim como o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado Zona Oeste do Recife, e o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, no Sertão do Estado.

A Unidade de AVC do HR funciona na Emergência Clínica e, em 2023, completou dez anos de atividade.

BALANÇO

Em 2023, a Unidade de AVC do Hospital da Restauração realizou 258 trombólises. Esse número representa um aumento de 98,5%, em relação a 2022. Cerca de 90% das trombólises realizadas pela equipe do HR foram finalizadas sem nenhuma intercorrência.

INICIATIVA ANGELS

É uma iniciativa de cuidados de saúde que ajuda hospitais em todo o mundo a se tornar preparados para o AVC, para que os pacientes que acabaram de sofrer um derrame possam ser tratados da forma mais rápida e eficaz possível.

A iniciativa foi lançada em 2016 e é gerida pela Boehringer Ingelheim, em parceria com a European Stroke Organization (ESO), a World Stroke Organization (WSO), a Stroke Alliance for Europe (SAFE) e outras sociedades nacionais de AVC, empresas e centros de saúde.

Além do prémio, os profissionais e as instituições participantes na comunidade Angels são apoiados para se reunirem e se relacionarem, identificarem boas práticas e partilharem aprendizagens capazes de ajudá-los a implementar e acelerar as melhorias para os pacientes. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor