GLICEMIA

Sociedade Brasileira de Diabetes faz alerta importante sobre sensor de glicemia em relógios

Entidade de Diabetes emite comunicado sobre medição de glicose em smartwatches

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 20/02/2024 às 9:46 | Atualizado em 20/02/2024 às 12:17
Notícia
X

Uma declaração foi emitida pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), na última quinta-feira (16), afirmando que os resultados fornecidos por sensores de glicemia em relógios inteligentes não são confiáveis.

De acordo com especialistas da entidade, no caso dos smartwatches, existem duas possibilidades: o espelhamento a partir de um sensor subcutâneo ou a medição não invasiva.

SENSOR SUBCUTÂNEO PARA MEDIR GLICEMIA:

Quanto ao sensor subcutâneo para medir a glicemia, o relógio ou smartphone recebe, via Bluetooth, os dados de um dispositivo inserido sob a pele.

São glicosímetros invasivos, que monitoram em tempo real o nível de glicose na corrente sanguínea.

Nesse cenário, o dispositivo vestível ou smartphone não realiza a leitura dos dados, apenas exibe as informações captadas pelo sensor capilar.

MEDIÇÃO NÃO INVASIVA:

Já no caso dos aparelhos que prometem medir a glicemia de forma não invasiva, existem três possibilidades: métodos ópticos, micro-ondas e eletroquímicos.

Nessas modalidades, não há a necessidade de inserir nenhum sensor na pele, tornando-as mais práticas e sendo a escolha preferida por fabricantes que buscam integrar o monitoramento da glicemia em seus dispositivos vestíveis.

No entanto, a SBD adverte sobre a imprecisão dos dados de glicemia gerados por essas modalidades, devido à interferência de fatores como temperatura corporal, transpiração local e possíveis reações alérgicas.

Fonte: Tudo Celular

DIABETES? Aprenda 3 CHÁS para baixar a glicemia no SANGUE

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor