HUMANIZAÇÃO

Banho de sol ajuda na recuperação de pacientes internados em UTI do Pelópidas Silveira

A terapia de banho de sol, caracterizada pela exposição à luz solar, além de aliviar os efeitos emocionais decorrentes do processo de internação hospitalar, contribui para recuperação dos pacientes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 20/02/2024 às 17:26 | Atualizado em 20/02/2024 às 17:36
Notícia
X

Com o objetivo de oferecer uma assistência mais humanizada e diminuir os impactos do internamento em unidade de terapia intensiva (UTI), o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, Zona Oeste do Recife, proporciona momentos de banho de sol, na área externa, para pacientes da neurologia e cardiologia. Eles precisam estar com quadro de saúde estável e boas condições clínicas para sair dos leitos de terapia intensiva, sempre acompanhados por profissionais de saúde.

Os pacientes que não podem sair da UTI para ficar ao ar livre, por condições clínicas, passeiam pelos corredores para admirar a paisagem através das janelas.  

Um estudo recente, publicado na revista científica Research, Society and Development, concluiu que a rotina do banho de sol é uma tecnologia leve de cuidado, humanizada e contribui com a adesão ao tratamento.

"A vivência do banho de sol no contexto da internação proporciona a melhora da autoestima e humor, maior adesão ao plano terapêutico e desenvolvimento do vínculo terapêutico com a equipe de enfermagem. Possibilita ainda espaço de fala, valorização das emoções e sentimentos, a fim de reduzir o sofrimento psíquico decorrente das internações prolongadas", destacam os autores do estudo.

DIVULGAÇÃO
No Pelópidas Silveira, a terapia do banho de sol pode ser realizada até três vezes por semana, a depender da condição física de cada pessoa internada - DIVULGAÇÃO

A quebra de rotina com a prática do banho de sol regular faz parte da proposta dos Cuidados Interdisciplinares do Hospital Pelópidas Silveira, que tem focado num trabalho humanizado voltado para o bem-estar físico e psicológico dos pacientes.

A programação pode ser realizada até três vezes por semana, a depender da condição física de cada pessoa internada, bem como da dinâmica do serviço. Em alguns momentos, é possível proporcionar encontros com familiares.

"Sempre que possível, as equipes de fisioterapeutas e enfermeiros promovem momentos de banho de sol para os pacientes, a fim de quebrar o confinamento que, muitas vezes, parece inerente ao internamento hospitalar", diz a diretora de Cuidados Interdisciplinares do Hospital Pelópidas Silveira, Raphaela Muniz.

"Esse tipo de atividade traz novo ânimo para enfrentar os momentos mais difíceis da hospitalização. A gente parte do princípio de que a cura não envolve apenas a saúde física, mas lida diretamente com questões emocionais e, muitas vezes, existenciais."

O Pelópidas Silveira é voltado para atender casos de alta complexidade. É o primeiro hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil voltado exclusivamente para receber pacientes graves nas especialidades de neurologia, neurocirurgia e cardiologia.

Para isso, a unidade conta com uma equipe médica especializada, além do suporte de exames como cateterismo, arteriografia, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiografia e eletroencefalograma, entre outros.

"Os efeitos positivos da terapia de banho de sol já vem sendo tema de estudos científicos na área da Saúde, inclusive com conclusões animadoras sobre o potencial de promover uma redução do tempo de internação", ressalta o coordenador da Fisioterapeuta Djacyr Viana, ao falar sobre os benefícios associados ao banho de sol.

"É preciso lembrar que os pacientes estão longe de casa, sem sua rotina doméstica, em um ambiente novo. Por isso, os benefícios de estar ao ar livre são inúmeros, pois promove desde a melhora do humor até a adesão ao tratamento", complementa. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor