DIABETES

Glicose alta: o que fazer? Veja como chá preto pode ajudar a controlar diabetes

Saiba qual é a relação do consumo de chá preto com o controle do índice glicêmico em indivíduos com diabetes

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 01/03/2024 às 8:02
X

Uma pesquisa recente realizada na Universidade de Adelaide, na Austrália, e na Universidade do Sudoeste, na China, sugere que o consumo diário de chá preto pode reduzir a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Entenda abaixo o que é diabetes tipo 2, como foi realizada a pesquisa e qual a relação do chá preto com o controle da doença.

Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não utiliza adequadamente a insulina, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Representa a maioria dos casos de diabetes e é mais comum em adultos, especialmente os com excesso de peso.

Causas

As causas exatas do diabetes tipo 2 não são totalmente compreendidas, mas fatores genéticos e ambientais, como estilo de vida sedentário, obesidade e tabagismo, desempenham um papel importante.

Sintomas

Os sintomas são semelhantes aos do diabetes tipo 1 e incluem sede constante, fome, micção frequente, visão embaçada, infecções frequentes, cicatrização lenta de feridas e formigamento nas mãos e pés.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a necessidade de cada indivíduo e pode incluir medicamentos para controlar a glicose no sangue e estimular a produção de insulina no pâncreas.

Chá preto e diabetes tipo 2

O estudo envolveu 1.923 adultos, com idades entre 20 e 80 anos, residentes em províncias chinesas. Dentre eles, 436 tinham diabetes, 352 apresentavam pré-diabetes e 1.135 tinham níveis normais de glicose no sangue.

Os participantes foram divididos em dois grupos: aqueles que não consumiam chá e aqueles que bebiam uma variedade de chás, como preto, verde ou escuro. Os pesquisadores analisaram a associação entre a frequência e o tipo de chá consumido e a excreção de glicose na urina.

Segundo o professor associado Tongzhi Wu, da Universidade de Adelaide, os resultados indicam que o consumo diário de chá preto pode reduzir em 53% o risco de pré-diabetes e em 47% o risco de diabetes tipo 2, mesmo após ajustes para fatores como idade, sexo, etnia, índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, glicemia de jejum e colesterol.

Wu sugere que os compostos bioativos presentes no chá preto podem influenciar a excreção de glicose nos rins, possivelmente imitando os efeitos dos inibidores do cotransportador de sódio-glicose-2 (SGLT2), uma nova classe de medicamentos antidiabéticos que mostraram eficácia na prevenção e tratamento do diabetes tipo 2, além de benefícios para o coração e rins.

*Com informações de Metrópoles e Clínica Croce

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor