4 dicas para controlar glicose alta no sangue: saiba o que é bom para diabetes
Veja dicas essenciais para fazer o controle do índice glicêmico no caso de diabéticos
Apostamos que você já ouviu algo sobre diabetes. Devido ao fato de que a doença é extremamente difundida em todo o mundo (mais de 420 milhões de pessoas vivem com diabetes nos dias de hoje), é essencial entender do que se trata.
Em termos simples, o diabetes mellitus é uma doença crônica que impede o seu corpo de transformar alimentos em energia de maneira adequada.
1. Os alimentos que você ingere são decompostos em vários componentes, a glicose (ou, em termos simples, açúcar) sendo um deles;
2. O aumento do nível de glicose em seu sangue, por sua vez, sinaliza ao seu pâncreas para começar a liberar insulina;
3. Sucessivamente, a insulina serve como a principal força que transporta a glicose de sua corrente sanguínea para as células do seu corpo, onde é transformada em energia.
No entanto, o processo mencionado acima não funciona corretamente caso você viva com diabetes. Ou seja, surgem um dos seguintes problemas quando se trata do funcionamento do seu corpo:
1. A quantidade de insulina produzida pelo seu pâncreas é muito pequena ou ausente;
2. A insulina não é utilizada da maneira como deveria ser.
Eventualmente, ambas as condições de saúde enumeradas acima levarão a níveis de glicose no sangue muito altos. Além disso, eventualmente, servirão como fatores de risco para diabetes para experimentar problemas de saúde tão graves como:
- Doença cardiovascular;
- Perda de visão;
- Doença renal (ou até mesmo insuficiência renal);
- Pressão alta;
- E outras complicações relacionadas ao diabetes.
Assim, as pessoas que vivem com diabetes teriam que gerenciá-lo de maneira eficiente para prevenir os problemas de saúde acima mencionados.
4 dicas para controlar glicose alta no sangue
No caso de ter diabetes, você precisará estar ciente de uma série de coisas que podem ser úteis para manter o nível de açúcar no sangue normalmente baixo.
#1: Humalog e Humulin estão entre as marcas de insulina mais populares.
Pessoas que vivem com diabetes devem estar cientes é que Humalog e Humulin pertencem às marcas mais populares de preparações de insulina e seus análogos. Enquanto produzem o medicamento em uma variedade de opções, como frascos, canetas e cartuchos, eles são convenientes em termos de seu uso e adequados para pacientes com diversas demandas.
Observação de segurança: Observe que é tarefa de um profissional de saúde conhecedor prescrever o tipo de insulina que se ajustará melhor às suas necessidades individuais.
#2: Fome e sede aumentadas estão entre os principais sintomas de diabetes.
No caso de ter diabetes tipo 1 ou tipo 2, é essencial saber quais são os sintomas mais típicos da doença. Confira a lista dos mais amplamente espalhados abaixo:
- Fome e sede aumentadas;
- Visão embaçada;
- Cansaço;
- Pele seca;
- Membros frios;
- Etc.
#3: A menos que tratada adequadamente, o diabetes pode levar a doenças digestivas e renais graves.
Uma coisa muito significativa que um diabético deve estar ciente é que o diabetes mal controlado muitas vezes leva ao aumento do risco de doenças como:
- Doença digestiva;
- Doença renal;
- Insuficiência cardíaca;
- Derrame;
- E assim por diante.
Portanto, certifique-se de realizar um controle eficiente da doença para minimizar o aparecimento dos fatores de risco acima mencionados.
Observação: E vice-versa, existem certas doenças que podem levar ao diabetes. Por exemplo, condições de saúde como síndrome do ovário policístico ou obesidade podem levar ao diabetes tipo 1 ou tipo 2.
#4: Não apenas as injeções de insulina, mas também uma dieta equilibrada pode normalizar os níveis de açúcar no sangue.
Finalmente, também é essencial saber que, além de medicamentos relacionados ao diabetes, você também pode normalizar seus níveis de glicose no sangue por meio de uma dieta equilibrada.
A questão é que manter um peso saudável pode eficientemente ajudar pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2 a controlar os níveis de açúcar no sangue dentro de seus corpos. Portanto, mantenha uma dieta saudável e faça exercícios regularmente para promover a perda de peso, se necessário.
Crianças, adultos jovens, adultos ou idosos que vivem com níveis elevados de glicose no sangue tipo 1 ou tipo 2 têm que dedicar tempo e esforço suficientes à educação sobre o diabetes.
Quanto mais coisas sobre a doença você souber, melhor será a manutenção de sua saúde. Portanto, eduque-se regularmente e mantenha-se saudável o tempo todo.
*Com informações de Diabetes365
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”