SAÚDE DA MULHER

Hospital da Mulher do Recife inaugura Setor de Histeroscopia; serviço avalia sangramento uterino e detecta lesões malignas

Setor de histeroscopia do Hospital da Mulher do Recife é o primeiro da rede municipal e permite avaliar sangramento uterino anormal, pesquisa de infertilidade e detecção precoce de lesões malignas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 11/03/2024 às 12:11 | Atualizado em 11/03/2024 às 17:11
Notícia
X

A Prefeitura do Recife inaugura um serviço pioneiro na cidade para saúde das mulheres. Trata-se do Setor de Histeroscopia Ginecológica Diagnóstica e Cirúrgica do Hospital da Mulher, no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade. É o primeiro da rede municipal, capaz de permitir avaliação de condições como sangramento uterino anormal, pesquisa de infertilidade e detecção precoce de lesões malignas. 

O serviço possibilitará a realização de exame ginecológico de imagem para ver o interior do útero e do canal endocervical, com o auxílio de uma minicâmera.

Fruto de um investimento de R$ 1,7 milhão, a iniciativa funcionará por meio de agendamento, via Central de Regulação da capital.  

HISTEROSCOPIA GINECOLÓGICA

Para fins de diagnóstico, a histeroscopia ginecológica tem como principais indicações problemas no funcionamento do útero, dificuldade para engravidar, abortos espontâneos de repetição, fluxo menstrual excessivo e suspeita de câncer de endométrio. O procedimento pode ser realizado em regime ambulatorial, sem necessidade de anestesia e/ou internação.

HISTEROSCOPIA CIRÚRGICA

Já a histeroscopia cirúrgica requer anestesia e é voltada para retirada das alterações encontradas na histeroscopia diagnóstica, de forma segura, rápida e altamente eficaz para diversas doenças, como miomas e pólipos endometriais e endocervicais; tratamento de malformações uterinas e procedimentos para diminuir sangramentos em excesso, além de retirada de dispositivo intrauterino (DIU).

"Trata-se de um ganho enorme para todas as recifenses. São procedimentos relativamente simples, mas que demandam equipamentos de alto custo, o que limita a oferta no País. Agora, dispomos dessa tecnologia e serviço em nossa rede. Com isso, poderemos rastrear mais precocemente possíveis doenças, como o câncer, e dar o encaminhamento adequado", diz a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Para que a mulher ou pessoa com útero possa se submeter a um dos procedimentos, é necessário encaminhamento por um profissional da Atenção Básica, policlínicas e outros serviços da rede municipal, para que seja agendado junto à Central de Regulação do Recife.

O local terá capacidade para, inicialmente, ofertar cerca de 300 atendimentos por mês.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor