DENGUE

Dengue e Covid-19: qual a diferença? Veja distinção entre as duas doenças

Saiba qual a diferença entre covid-19 e dengue

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 15/03/2024 às 10:25
Notícia
X

Tanto a dengue quanto a Covid-19 podem manifestar febre, dores no corpo, falta de apetite e perda de paladar. Contudo, características distintas entre as duas infecções podem ser identificadas.

Na dengue, a febre alta, acima de 38 ºC, é a principal característica, acompanhada por dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, especialmente durante os movimentos, e o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Por outro lado, a Covid-19 é marcada por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves. Em situações moderadas a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.

Identificar os sintomas de cada doença pode auxiliar na diferenciação do diagnóstico, mas a confirmação só é possível por meio de testes laboratoriais. Tanto para dengue quanto para Covid-19, é viável realizar testes rápidos, capazes de identificar a presença do vírus em até 15 minutos.

Além disso, o teste RT-PCR, que detecta o material genético dos vírus em amostras de secreção respiratória, pode ser realizado entre o 3º e o 5º dia de sintomas de ambas as doenças.

A sorologia também é uma opção, identificando a presença de anticorpos no sangue para determinar se houve resposta imunológica aos vírus da dengue e da Covid-19. Esse exame pode ser feito após o 6º dia de sintomas, no caso da dengue, ou após o 10º dia, na suspeita de Covid.

Quatro dicas de prevenção

1. Elimine focos de água parada

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouro desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

2. Use repelente

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.

3. Cubra a maior parte do corpo, quando possível

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.

4. Aplique inseticidas e larvicidas

Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.

Principais sintomas da dengue

- Febre superior a 38°C
- Dores no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal-estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo

Principais sintomas da Covid-19

- Tosse
- Dor de garganta
- Coriza
- Perda de olfato
- Dor abdominal
- Fadiga

*Com informações de Ministério da Saúde

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor