SEMANA SANTA

Prato típico da Sexta-Feira Santa, bacalhau é livre para quem tem hipertensão? Veja o que diz cardiologista

Para consumir o bacalhau, primeiramente a pressão arterial precisa estar bem controlada com as medicações prescritas pelo médico

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/03/2024 às 11:51
Notícia
X

Prato típico da Semana Santa, o bacalhau é um peixe rico em nutrientes e com baixo teor de gordura. 

O prato oferece diversos benefícios para a saúde, o que inclui a prevenção de doenças cardiovasculares.

No entanto, devido ao processo de preparação do pescado, que envolve salgá-lo para desidratar a carne e preservar o produto por um longo período, o consumo pode ser um risco para quem tem hipertensão.

"Mesmo após dessalgá-lo, o bacalhau ainda concentra uma grande quantidade de sal. A cada 200 gramas do peixe, pode haver até 5 gramas (de sal), dependendo do método de preparação e do tempo de salga, valor esse que excede a recomendação diária para os pacientes com hipertensão", explica o cardiologista Celso Amodeo, especialista em hipertensão arterial do Hcor.

O alto consumo de sal é um problema de saúde pública em diversos países. No Brasil, a população consome cerca de 12 gramas por dia - mais que o dobro do recomendado.

Como consequência desse e de outros maus hábitos, o número de pessoas com hipertensão aumenta a cada ano.

"Atualmente, a pressão alta atinge mais de 30 milhões de brasileiros. A doença é preocupante porque é silenciosa e causa danos ao coração, aos rins e ao cérebro, sem apresentar sintomas em estágios iniciais", alerta Celso Amodeo.

O que fazer? 

Para consumir o bacalhau, primeiramente a pressão arterial precisa estar bem controlada com as medicações prescritas pelo médico.

Em seguida, é importante entender que não se deve consumir mais de 5 gramas de sal por dia.

"Isso implica comer somente uma porção de até 100 gramas de bacalhau (2,5 gramas de sal), visto que no preparo do mesmo e dos acompanhamentos, como arroz (carboidratos), vegetais e legumes, deverão conter as outras 2,5 gramas recomendadas pelas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão", ressalta o cardiologista. 

Além disso, o azeite também traz benefícios para a saúde, mas é preciso utilizá-lo com parcimônia devido à alta quantidade de calorias. Enquanto 1 grama de açúcar tem 4 calorias, 1 grama de azeite contém cerca de 9.

"É preciso conscientização e responsabilidade da pessoa com hipertensão no preparo do prato, visto o alto teor de sal utilizado nos alimentos dessa refeição", reforça o Celso Amodeo.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor