SEMANA SANTA

Vai preparar peixe para a Sexta-Feira Santa? Veja orientações de nutricionista e da Vigilância Sanitária

Muitas dúvidas podem surgir na hora de comprar o peixe: fresco ou congelado? Como saber se o peixe está acondicionado da maneira correta? Quais pontos devem ser analisados na hora da compra do pescado?

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 26/03/2024 às 10:41 | Atualizado em 26/03/2024 às 11:15
Notícia
X

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. Esse hábito é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção do tempo da quaresma.

Mas independentemente da receita, antes de levar o pescado para casa, é importante se atentar aos detalhes que fazem a diferença na mesa e na saúde

Muitas dúvidas podem surgir na hora de comprar o peixe:

  • Fresco ou congelado?
  • Como saber se o peixe está acondicionado da maneira correta?
  • Quais pontos devem ser analisados na hora da compra do pescado?

nutricionista Erival Amorim, professor do curso de nutrição da Estácio, destaca que o consumidor precisa buscar opções em estabelecimentos confiáveis, que acondicionam o alimento da maneira correta, o que é importante para manter o frescor e as características do peixe.

"Temos que olhar o estado de conservação desse pescado, tanto na opção fresca quanto na opção congelada. As duas opções são recomendadas. Há locais que tem fácil acesso ao peixe fresco. Então, a pessoa na hora da compra deve observar primeiramente se ele está imerso em gelo. Depois, o consumidor deve observar se os olhos estão vividos e brilhantes e se as escamas estão firmes", destaca Erival.

Já com relação ao peixe congelado, que é mais viável em muitos locais devido à questão de transporte e armazenamento, o nutricionista destaca que também é importante observar o estado de conservação, além de analisar as informações da embalagem.

“No caso do peixe congelado, a gente precisa garantir que ele não fique congelando, descongelando e recongelando. É importante observar se não há excesso de gelo no produto ou apresenta sinais de descongelamento", orienta.

O nutricionista acrescenta que também é importante verificar a data de validade, higiene e qualidade geral do pescado. 

Para quem compra o peixe com antecedência, Erival Amorim orienta ainda que os peixes podem ser armazenados congelados por um período de até seis meses.

ARMAZENANDO EM CASA 

A Vigilância Sanitária traz orientações para conservação do peixe chega em casa. O armazenamento do produto deve ser feito após a limpeza do pescado, sem vísceras, para evitar que estrague.

Além disso, se o pescado estiver congelado, o ideal é descongelar na geladeira e, em seguida, prepará-lo imediatamente.

Neste período, os profissionais da Vigilância Sanitária fazem inspeção de estabelecimentos com foco na Semana Santa.

Peixe fresco

Eles observam se o peixe fresco apresenta as características de pele brilhante, úmida e tonalidade viva; as escamas unidas, translúcidas e com brilho; os olhos salientes, transparentes e brilhantes; o odor suave ou ausente e a carne firme, elástica e aderente aos ossos.

Peixe inteiro

Já o peixe inteiro, deve estar exposto, preferencialmente embalado, em boas condições, coberto com gelo ou em balcões refrigerados em temperatura de 2º a 3º C.

A mesma orientação é válida para marisco, sururu, mexilhão, ostra, lagosta, camarão, lula, polvo e peixe em posta - que deve estar em boas condições, embalado em fita filme ou sacos apropriados, e cobertos com gelo ou em balcões refrigerados na temperatura de referência.

Segundo reforçam profissionais da Vigilância Sanitária, o gelo utilizado para o acondicionamento do pescado deve apresentar o selo de inspeção sanitária. 

Peixe congelado X Peixe enlatado

Já o pescado congelado e o enlatado ganham orientações diferentes.

O pescado congelado deve ser exposto em temperatura entre -15ºC e -18ºC ou de acordo com a temperatura recomendada pelo fabricante.

Os enlatados devem ser armazenados em local limpo, seco, protegidos de poeira e insetos, com os rótulos ou embalagens íntegros contendo identificação da origem, prazo de validade e instruções de uso.

Além disso, as latas não podem estar amassadas ou com sinais de ferrugens. 

Local higienizado

Em relação ao ambiente em que o peixe está sendo comercializado, também é preciso observar se é higienizado com frequência.  

Sobre o comerciante que manipula o peixe durante a venda, a Vigilância Sanitária recomenda que as mãos estejam sempre limpas, utilizando utensílios e equipamentos higienizados e em bom estado de conservação. Não é permitido o uso de utensílios de madeira. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor