AGRESTE

Caruaru entra na lista de municípios de Pernambuco com alta incidência de dengue; veja outras 36 cidades do Estado em índices epidêmicos

Secretaria de Saúde de Caruaru informa ao JC que segue todos os protocolos ministeriais recomendados para o controle do Aedes aegypti, como visita domiciliar, com prioridade para as localidades com maior incidência de casos e maior presença do vetor

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/04/2024 às 10:30 | Atualizado em 05/04/2024 às 10:39
Notícia
X

O mais recente boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), mostra que o município de Caruaru (e outros 36 no Estado - veja lista ao final desta reportagem), no Agreste do Estado, desponta com alta incidência de dengue (301,5 casos para cada 100 mil habitantes). Essa taxa preocupa: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos/100 mil habitantes indicam situação epidêmica.

Para se ter ideia do avanço da dengue, Caruaru acumula 1.140 casos prováveis de dengue este ano, conforme destaca o boletim da SES-PE. No mesmo período de 2023, foram notificados 3 casos prováveis da doença na cidade.  

Já o balanço da Secretaria de Saúde de Caruaru, divulgado nesta semana, informa 828 casos prováveis de dengue, com incidência de 219/100 mil habitantes (incidência moderada).

Os dados de dengue deste ano dos boletins do Estado e da Prefeitura de Caruaru correspondem até o dia 30 de março, mas estão divergentes, provavelmente por terem sido captados em datas diferentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net).  

Com o atual coeficiente de incidência (tanto o do Estado quanto o do município), é preciso adotar medidas efetivas de controle do vetor: o mosquito Aedes aegypti. 

Nesse cenário, é fundamental intensificar as visitas domiciliares dos imóveis pelos agentes de endemias e reforçar mutirões de limpeza urbana, a fim de melhorar a coleta e a destinação adequada de resíduos sólidos. 

Em nota ao JC, a Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio da Vigilância em Saúde, informa que segue todos os protocolos ministeriais recomendados para o controle do Aedes aegypti, como visita domiciliar, com prioridade para as localidades com maior incidência de casos e maior presença do vetor.

ELVIS EDSON./PREFEITURA DE CARUARU
Agentes de saúde vão a escolas municipais orientam sobre prevenção e combate ao mosquito - ELVIS EDSON./PREFEITURA DE CARUARU

"Nessas visitas, são realizadas ações de eliminação de focos com tratamento mecânico e, quando necessário, tratamento biológico (aplicação de peixes larvófagos), além do tratamento químico (aplicação de larvicida). Também é realizada a visita quinzenal em pontos estratégicos, que são locais mais vulneráveis para a proliferação do vetor (borracharias, ferros-velhos, depósitos de materiais de construção, feira de flores)", destaca a secretaria. 

Além dessas atividades previstas, segundo a pasta, o município conta com o programa "Gestante Segura", específico de Caruaru e voltado para o monitoramento mensal nas residências das gestantes cadastradas, "por ser um importante grupo de risco das arboviroses". 

Também estão em desenvolvimento, em todo o município, ações de mobilização social, denominada "Caravana da Saúde e Cidadania". A secretaria informa qie, nessas ocasiões, são realizadas não apenas as ações de rotina, mas também panfletagem e distribuição de peixes larvófagos para combater o mosquito.

Outra ação, de acordo com o município, é o Programa "Aprender com Saúde", em parceria com a Secretaria de Educação de Caruaru. A atividade contempla trabalhos em sala de aula de toda a rede educacional da cidade, com o tema associado a arboviroses. 

"Foram realizados também, durante a Semana Santa, no Roteiro da Paixão (locais que receberam turistas em Caruaru neste período - Alto do Moura, Feira de Artesanato e Entrada da Vila de Cachoeira Seca, na Zona Rural, entre outros), ações de bloqueio de controle vetorial, que contempla as ações de rotina como eliminação de focos com aplicação de larvicida e colocação de peixes nos reservatórios de água, além de orientações de saúde", acrescenta a nota. 

DENGUE: 37 CIDADES DE PERNAMBUCO TÊM ALTA INCIDÊNCIA DA DOENÇA; VEJA LISTA

1. Araçoiaba

2. Chã de Alegria

3. Fernando de Noronha

4. Tracunhaem

5. Quipapa

6. São José da Coroa Grande

7. Camocim de São Félix

8. Caruaru

9. Jataúba

10. Riacho das Almas

11. São Joaquim do Monte

12. Garanhuns

13. Tapanatinga

14. Belém do São Francisco

15. Mirandiba

16. Salgueiro

17. Terra Nova

18. Verdejante

19. Dormentes

20. Lagoa Grande

21. Granito

22. Parnamirim

23. Moreilandia

24. Afogados da Ingazeira

25. Ingazeira

26. Quixaba

27. Santa Terezinha

28. Solidão

29. Betânia

30. Calumbi

31. Aliança

32. Camutanga

33. Condado

34. Ferreiros

35. Itaquitinga

36. Macaparana

37. São Vicente Ferrer

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor