SAZONALIDADE

Pernambuco notifica 741 casos de síndrome respiratória aguda grave e abre leitos pediátricos para enfrentar sazonalidade

Dos casos de srag registrados, 55% são crianças e adolescentes até 14 anos. Neste início de abril, 70 novos leitos já foram colocados em funcionamento para enfrentar o avanço das doenças respiratórias

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/04/2024 às 11:25 | Atualizado em 05/04/2024 às 11:33
Notícia
X

Os meses entre março e agosto foram um período com aumento considerável de casos de infecções virais e bacterianas em Pernambuco, especialmente entre crianças. A reportagem do JC apurou, com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que já foram notificados 741 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) este ano em Pernambuco. 

Desse total, mais da metade compreende a faixa etária infantojuvenil. Dos 741 registros de srag, 55,6% são crianças e adolescentes até 14 anos. Confira: 

  • 174 casos em menores de 1 ano de idade
  • 147 casos de 1 a 4 anos de idade 
  • 78 casos de 5 a 9 anos de idade 
  • 35 casos de 10 a 14 anos de idade 

Para minimizar o impacto da demanda de internamentos, a SES-PE tem aberto leitos de internamento pediátrico na rede de saúde do interior do Estado. 

Na quinta-feira (4), mais 24 leitos especializados no atendimento pediátrico e voltados para o acompanhamento de casos de srag passaram a integrar a rede de saúde em Pernambuco.

No Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, no Sertão, foram abertos 14 novos leitos, sendo dez de terapia intensiva (UTI) e outros quatro de enfermaria.

Já na Mata Norte, o Hospital João Murilo de Oliveira (HJMO), em Vitória de Santo Antão, realizou o incremento de 10 leitos de enfermaria pediátrica.

Com os novos leitos à disposição da população do interior do Estado, a SES-PE colocou em funcionamento um total de 70 leitos assistenciais direcionados ao enfrentamento do período de sazonalidade para doenças respiratórias.

"No HEC, serão dez novos leitos de UTI e quatro de clínica médica, com essa ampliação, a unidade passa a contabilizar 20 leitos de UTI pediátrica e 14 leitos de clínica médica", explica a gestora do Hospital Eduardo Campos, Patrícia Queiroz.

Veja onde foram abertos novos leitos para casos de srag em Pernambuco:

  • Hospital Eduardo Campos – 10 leitos de UTI + 04 leitos de enfermaria pediátricos
  • Hospital João Murilo de Oliveira – 10 leitos de enfermaria pediátricos
  • Hospital Regional de Palmares - 36 leitos (10 leitos de terapia intensiva pediátrica, 16 leitos de enfermaria neo/pediátrica e outros 10 leitos de UTI neonatal
  • Hospital Regional Emília Câmara – 10 leitos de UTI pediátricos

No fim de fevereiro deste ano, o governo de Pernambuco lançou o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024.

O objetivo é determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios.

Na ocasião, para minimizar o impacto da demanda de internamentos, foi anunciada a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico da rede de saúde do Estado. Desse total, 70 já foram implementados. 

"Estamos investindo R$ 9 milhões por mês para garantir o material humano, os insumos necessários para este enfrentamento com a abertura dos leitos adequados. E não estamos atuando somente durante a sazonalidade dessa síndrome, mas o ano inteiro. No ano passado, criamos 135 leitos e já temos prontos mais 100 para serem abertos quando forem necessários. Então, a nossa expectativa é oferecer um tratamento mais eficiente para as crianças pernambucanas", afirmou a governadora Raquel Lyra, na ocasião de lançamento do plano de contingência.

As doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no Estado de Pernambuco no ano de 2023, especialmente nos meses entre março e agosto.

"Esse plano vai atuar nas medidas de prevenção, preparando o sistema de saúde para atender essa demanda de um aumento dos casos mais graves de gripe, em crianças. Uma série de ações como o uso de medicação nos bebês recém-nascidos e prematuros, o aumento leitos de enfermaria e de UTI serão realizadas em todo o Estado", explicou a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor