SAÚDE

Remédio para diabetes pode proteger do Parkinson, segundo estudo

Estudo publicado no New England Journal of Medicine revelou relação entre medicamento para diabetes e prevenção do Parkinson

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 05/04/2024 às 8:54
Notícia
X

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine nesta quarta-feira (3) revela que um medicamento para diabetes pode retardar a progressão dos problemas motores associados à Doença de Parkinson.

O que é Doença de Parkinson?

A Doença de Parkinson é um transtorno do sistema nervoso que afeta cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo e atualmente não possui cura. Os sintomas incluem tremores, lentidão nos movimentos, alterações na fala e problemas de equilíbrio, que tendem a piorar com o tempo.

Os pesquisadores investigaram o potencial de alguns medicamentos conhecidos como agonistas do receptor GLP-1, que imitam um hormônio intestinal e são utilizados no tratamento da diabetes e da obesidade, para proteger os neurônios.

Até o momento, os estudos sobre os benefícios clínicos desses medicamentos em pacientes com Parkinson eram limitados e os resultados não eram conclusivos.

O estudo

No novo estudo, 156 pacientes com Parkinson em estágio inicial foram selecionados aleatoriamente na França para receber lixisenatida, comercializada como Adlyxin e Lyxumia pela Sanofi, ou um placebo.

Durante um ano, o grupo que recebeu o tratamento, administrado por meio de injeções, não apresentou piora na incapacidade motora em comparação com o grupo tratado com placebo.

Os pesquisadores observaram que o efeito foi "modesto" e só foi perceptível quando avaliado por profissionais que os obrigaram a realizar tarefas como caminhar, levantar e mover as mãos. Segundo Olivier Rascol, neurologista da Universidade de Toulouse e autor principal do estudo, isso pode ser devido ao fato de que a Doença de Parkinson progride lentamente e diferenças mais significativas podem ser observadas com mais tempo de monitoramento.

No entanto, o medicamento causou efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas, vômitos e refluxo, e muitos pacientes também perderam peso.

Rascol e Wassilios Meissner, neurologista do Hospital Universitário de Bordeaux e coautor do estudo, enfatizaram a necessidade de mais pesquisas para confirmar a segurança e a eficácia do tratamento antes de sua administração aos pacientes.

Michael Okun, diretor-médico da Fundação Parkinson, observou que, embora as diferenças nos resultados dos pacientes não fossem clinicamente significativas do ponto de vista prático, elas deveriam chamar a atenção, estatisticamente falando, e gerar interesse para futuras investigações.

Ele destacou que os especialistas provavelmente discutirão se o estudo atende a um limite mínimo de neuroproteção, e é provável que não atinja.

*Com informações de Istoé

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor