ARBOVIROSES

Com alta incidência de dengue, Jaboatão dos Guararapes pede apoio ao Exército em mutirão contra o mosquito e inicia vacinação

Até o momento, a cidade acumula 2.069 casos prováveis de dengue este ano, conforme destaca o boletim da SES-PE. No mesmo período de 2023, foram notificados 347 casos prováveis da doença na cidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 11/04/2024 às 19:59 | Atualizado em 11/04/2024 às 20:09
Notícia
X

O mais recente boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), mostra que o município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, desponta com alta incidência de dengue (321,3 casos para cada 100 mil habitantes). Outras 44 cidades pernambucanas também estão com alta incidência de dengue. 

Essa taxa preocupa: a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que taxas acima de 300 casos/100 mil habitantes indicam situação epidêmica.

O município de Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra dengue, voltada a crianças com 10 e 11 anos de idade. 

Até o momento, a cidade acumula 2.069 casos prováveis de dengue este ano, conforme destaca o boletim da SES-PE. No mesmo período de 2023, foram notificados 347 casos prováveis da doença na cidade.

Os dados deste ano correspondem até o dia 6 de abril. 

Com o atual coeficiente de incidência, é preciso adotar medidas efetivas de controle do vetor: o mosquito Aedes aegypti.

Nesse cenário, é fundamental intensificar as visitas domiciliares dos imóveis pelos agentes de endemias e reforçar mutirões de limpeza urbana, a fim de melhorar a coleta e a destinação adequada de resíduos sólidos.

Em entrevista ao JC, a secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, explica que, entre as notificações de dengue, certamente existe sobreposição de viroses. "Como a dengue tem sintomas semelhantes a outras doenças, há quadros que são registrados como suspeita de dengue e que, na verdade, podem ser gripe ou outra virose."

Ela diz que uma manifestação comum, nos casos de dengue, é o exantema (manchas vermelhas na pele que podem aparecer entre o terceiro e o quinto dia de febre, quando esse sintoma já está reduzido). "Entre os pacientes atendidos nas nossas unidades de saúde, o exantema não tem sido relatado com frequência. Outro dado importante é que, dos casos notificados de dengue, apenas 30% apresentam resultado positivo para a doença."

Como medidas de enfrentamento à dengue, Zelma anuncia que, neste sábado (13), o município de Jaboatão dos Guararapes realizará um mutirão de prevenção da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde municipal visitarão cerca de 3.500 imóveis na cidade. 

A ação será feita em parceria com 70 soldados do Exército, que foram treinados pela equipe de vigilância ambiental de Jaboatão dos Guararapes. 

O objetivo do mutirão é inspecionar imóveis na Avenida Córrego da Batalha, no bairro de Guararapes, a fim de identificar e tratar possíveis focos de reprodução do mosquito e, consequentemente, impedir a proliferação das larvas. A ação será realizada das 8h às 13h.

Os soldados participantes receberam um treinamento recente promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de capacitá-los a atuar com os agentes de combate a endemias do município no controle das arboviroses.

Vacinação contra a dengue em Jaboatão dos Guararapes 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra a dengue. A imunização, neste momento, é destinada a crianças de 10 a 11 anos de idade. A aplicação da vacina será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, por demanda espontânea.

No dia da vacinação, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS da criança e leve um documento de identificação.

Para consultar as unidades de saúde onde a dose é aplicada, basta acessar o site De Olho na Consulta

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor