HEMOPE

Hemofilia: Hemope promove evento de conscientização e orientações sobre tratamento

Atualmente, o Hemope atende 566 pacientes com hemofilia: 465 com hemofilia tipo A e 101 do tipo B

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 16/04/2024 às 12:33 | Atualizado em 16/04/2024 às 13:21
Notícia

Para promover a conscientização e o avanço no tratamento da hemofilia, doença genético-hereditária caracterizada por desordem no mecanismo de coagulação do sangue, a Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope) promove um evento em alusão ao Dia Mundial da Hemofilia (17 de abril), no Auditório Luiz Gonzaga dos Santos, 2º andar do Hemocentro Recife.

Com o tema "Acesso Equitativo para Todos", o encontro será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia nesta quarta-feira (17), às 9h. O objetivo é reunir profissionais do Hemope, pacientes com hemofilia e suas famílias para uma manhã dedicada à troca de conhecimentos e experiências. Atualmente, o Hemope atende 566 pacientes com hemofilia: 465 com hemofilia tipo A e 101 do tipo B. 

As hemofilias são distúrbios genéticos e hereditários que acometem quase que exclusivamente os homens. Elas comprometem a capacidade do corpo de coagular o sangue, tão necessária para interromper as hemorragias. Isso acontece quando há ausência de proteínas, substâncias que, entre inúmeras funções, ajudam na coagulação.

Quando uma pessoa corta alguma parte do corpo e começa a sangrar, são as proteínas que entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas com hemofilia não possuem essas proteínas e sangram mais.

Durante o evento no Hemope, a diretora de hematologia do Hemope, Aureli Machado, apresentará os avanços recentes no tratamento de distúrbios hemorrágicos, como a hemofilia, enquanto a equipe multiprofissional do Hospital de Hematologia oferecerá suporte e orientação aos participantes.

"Este encontro não apenas representa uma oportunidade de aprendizado e troca de informações, mas também um momento de solidariedade e união em torno de uma causa comum. Ao promover o acesso justo ao tratamento e apoio para todos os afetados pela hemofilia, reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida dos nossos pacientes e, consequentemente, de suas famílias", ressalta Aureli.

A hemofilia ainda não tem cura, e o tratamento é feito através da reposição do fator de coagulação deficiente, através da infusão endovenosa dos concentrados de fator deficiente (VIII, na hemofilia A ou IX, na hemofilia B), que tem como objetivo prevenir e tratar as hemorragias.

Hemope recebe recomendação da recertificação da ISO 9001 

A Fundação de Hemoterapia e Hematologia de Pernambuco (Hemope) conquista, após rigorosa avaliação, a certificação ISO 9001.

O selo valida as práticas desenvolvidas pelo Hemope com base nas normas de sistema de gestão de qualidade e segurança reconhecidas internacionalmente.

Isso garante a atuação da instituição nos procedimentos realizados nas áreas do ciclo do sangue, desde a captação de doadores, passando pela recepção e cadastro, triagem hematológica, coleta de sangue, processamento, armazenamento, distribuição e controle de qualidade, até a transfusão.

A certificação reforça a missão do Hemope em garantir sangue e hemoderivados para atender às necessidades da população.

"Mais uma vez certificados pela ISO, sem ressalvas, o que quer dizer que nossos processos têm um rigor de excelência e nossos produtos são de excelente qualidade para atender a população. Quero expressar gratidão a cada um profissional do Hemope pelo comprometimento e dedicação que nos levaram a passar pela auditoria da ISO 9001-2015 sem nenhuma correção", diz a presidente do Hemope, Raquel Santana.

A recomendação da recertificação de qualidade ISO 9001 foi obtida após auditoria realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que é a entidade certificadora.

Durante o período de inspeção, o auditor Walmir Pedrosa Amorim acompanhou os processos de trabalho do hemocentro junto às áreas meio e fim, como gestão de materiais e serviços, tecnologia da informação, equipamentos e pessoas.

O relatório final da auditoria será submetido à direção da Fundação Vanzolini para validação e emissão do certificado.

A certificação ISO é uma ferramenta para melhorar a qualidade, a eficiência e a reputação de uma organização.

"É emocionante testemunhar o fruto do nosso trabalho em equipe e profissionalismo. Juntos, superamos desafios e mostramos ao mundo o que é possível alcançar quando trabalhamos com paixão e determinação. E que essa conquista nos inspire a continuar crescendo e alcançando novos patamares de excelência", finaliza a presidente.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor