VACINAÇÃO

COVID: Pernambuco recebe primeiro lote de vacinas contra a subvariante XBB1.5

A nova remessa conta com 103.600 doses que foi atualizada para proteger contra a subvariante da Ômicron

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/05/2024 às 14:54 | Atualizado em 10/05/2024 às 15:04
Notícia

O Estado de Pernambuco recebeu, nesta sexta-feira (10), um lote com 103.600 doses da vacina monovalente contra a Covid-19 com a atualização XBB1.5. O imunizante passou a fazer parte da vacinação nacional após ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A vacina tem indicativo de prevenção ativa, contra a Covid-19, em pessoas a partir de 6 meses de idade. O Programa Estadual de Imunização de Pernambuco (PEI-PE) aguarda as orientações do Ministério da Saúde (MS) a respeito do público alvo, bem como os esquemas de doses a serem executadas.

XBB 1.5

A XBB 1.5 é uma subvariante da cepa a Ômicron, que nos dias atuais é dominante no mundo. Esta mutação já foi identificada em diversos países e, atualmente, é a que tem mais chances de driblar o sistema imunológico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os sintomas apresentados pela variante são dor de garganta, coriza, dor muscular, tosse e dor de cabeça.

“As vacinas já aplicadas são eficazes e protegem das formas mais graves da infecção. Porém, a atualização desses imunizantes são essenciais, visto que as cepas sofrem constantes variações”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Magda Costa.

Para a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, hoje foi dado mais um passo importante para a imunização da população pernambucana.

“Reforçar a cobertura vacinal é fundamental para evitar e minimizar quadros sérios de saúde relacionados aos vírus que circulam, principalmente, neste período”, destacou.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor