Hospital Alfa coordena primeira captação de órgãos da unidade
A operação realizada neste sábado (18) vai beneficiar cinco pacientes em fila de espera
Após diagnóstico de morte cerebral de um homem de 41 anos, o Hospital Alfa, localizado no bairro de Boa Viagem, coordenou neste sábado (18) a sua primeira operação de captação de fígado, córneas e rins, beneficiando diretamente cinco pessoas.
Após a confirmação da morte encefálica e devido à urgência e à natureza perecível de alguns órgãos, a captação foi realizada imediatamente após a autorização da família do doador, seguindo todos os protocolos estabelecidos.
Posteriormente, os órgãos foram encaminhados aos receptores de acordo com a fila do Sistema Nacional de Transplantes e a compatibilidade com os pacientes.
As operações, consideradas de alta complexidade, foram conduzidas por duas equipes especializadas: o fígado e rins foram captados pela equipe do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), enquanto as córneas foram cuidadosamente coletadas pela equipe do Banco de Olhos do Recife.
Todos os procedimentos foram realizados com o suporte e acompanhamento dos profissionais do Hospital Alfa, em colaboração com a Central de Transplantes de Pernambuco.