Compromisso com o futuro da saúde: Real Hospital Português se destaca também em pesquisa e ensino
RHP promove a formação e o aperfeiçoamento de profissionais de saúde através do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa
O Real Hospital Português (RHP) se destaca não apenas pelo atendimento médico de excelência, mas também pelo seu compromisso com a pesquisa e o ensino. Através do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa, o RHP promove avanços significativos que beneficiam a comunidade médica e a população em geral.
O Instituto faz parte do complexo do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, oferecendo uma ampla gama de programas educacionais e de pesquisa que reforçam a missão do hospital em promover a saúde de forma abrangente e inovadora.
Atuação
A Instituição desempenha um papel importante na formação de profissionais de saúde e no avanço da medicina, oferecendo programas de residências, especializações e cursos de extensão. Além disso, por meio da Escola de Saúde, promove cursos técnicos e especializações pós-técnicas em áreas como Enfermagem, Radiologia e UTI, além de cursos de aperfeiçoamento profissional.
A Academia também conta com um Centro de Simulação Realística, que proporciona treinamento avançado em robótica, radioterapia e neurocirurgia, e com um Centro de Pesquisa Clínica, que desenvolve estudos em diversas especialidades médicas. Já o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) assegura a condução ética dos estudos.
“O grande desafio é formar profissionais com excelência, conhecendo e utilizando a medicina de ponta, mas também com uma postura ética e humanista que lhes permita atender a população de forma efetiva. A vivência prática numa instituição pernambucana com uma trajetória de qualidade e serviço à população é um diferencial na formação dos profissionais de saúde”, afirma Maria do Carmo Lancastre, médica e diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa e da Real Academia.
A diretora também comenta sobre o programa de residência da Instituição: “A residência até hoje é considerada a melhor forma de aprendizado, por ter ensino teórico, mas principalmente aprendizado prático sob supervisão de especialistas profissionais. O cuidar no dia a dia, com os recursos necessários e acompanhamento constante de profissionais com boa formação e experiência, dá uma consistência real aos novos profissionais”, explica.
O programa contempla alunos em estágio curricular em todas as áreas assistenciais, médicas e multiprofissionais. “A criação da Escola de Saúde foi um sucesso. Ser aluno de profissionais de alto padrão técnico e fazer sua formação num hospital que prepara tanto para o mercado público e privado é um grande diferencial”, acrescenta.
Especialização e Pós-graduação
Com qualidade e completude nos serviços, o RHP buscou contemplar as necessidades das Secretarias de Saúde nos programas de especialização e pós-graduação.
“Só temos pós-graduações que atendam às demandas regulatórias das Comissões Nacionais de Residência Médica e Multiprofissional e/ou das sociedades de especialidade. As necessidades do mercado e a qualidade regulam essa demanda”, pontua a diretora do Instituto.
Maria também comenta sobre o retorno de médicos em formação. “Hoje, as residências do Real Hospital Português têm a preferência dos profissionais que desejam se especializar. Muitos pós-graduandos nos escolhem após terem feito seus rodízios de graduação no hospital”, complementa.
Os cursos de especialização e pós-graduação ofertados no instituto são:
Pós-graduações médicas e multiprofissionais
- Clínica Médica;
- Geriatria;
- Nefrologia;
- Medicina Intensiva;
- Cardiologia;
- Cardiopediatra;
- Oncologia;
- Oncopediatria;
- Neurologia;
- Gastroenterologia;
- Pneumologia;
- Saúde da Família e Comunidade;
- Transplante de Medula Óssea;
- Transplante de Rim;
- Terapia intensiva (Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Odontologia).
Pós-graduação médica e uniprofissional em diagnóstico
- Medicina nuclear;
- Endoscopia digestiva;
- Radiologia;
- Física médica.
Pós-graduação cirúrgica
- Ortopedia;
- Cirurgia vascular;
- Cirurgia cardíaca;
- Radiologia intervencionista.
Pesquisa
No Centro de Pesquisa Clínica, o instituto tem desenvolvido estudos com a indústria, PROADI-SUS. Ele iniciou suas atividades em 2020 em parceria com o Instituto Autoimune, com um estudo de intervenção para tratamento da Covid-19 e depois vacinas para influenza e Chikungunya (Butantã).
Posteriormente, expandiu seus estudos de vacinas para infectologia, cardiologia, medicina intensiva, nefrologia, oncologia, radiologia intervencionista, hemodinâmica. “Participamos de um estudo de diagnóstico para Covid com o LIKA-UFPE e agora estendemos esta parceria para arboviroses, num projeto da Universidade de Nagasaki. Várias teses de mestrado e doutorado têm sido desenvolvidas no Real Hospital Português”, finaliza Maria.
Por meio do Instituto e do Real Academia, o Real Hospital Português reafirma seu papel de liderança ao investir não apenas em atendimento médico de qualidade, mas também em pesquisa e formação acadêmica.