Pernambuco recebe 20 mil novas doses de vacina contra covid-19; veja quem pode tomar

O montante será distribuído proporcionalmente entre municípios pernambucanos ainda nesta semana. A remessa é fabricada pelo Instituto Serum, da Índia

Publicado em 10/12/2024 às 18:52 | Atualizado em 10/12/2024 às 19:47
Google News

O Estado de Pernambuco recebeu 20 mil doses de vacina contra a covid-19. A remessa, encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS), é da empresa Zalika Farmacêutica e fabricada pelo Instituto Serum, da Índia. O imunizante chega pela primeira vez aos Estados brasileiros. 

O imunobiológico foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras. Elas passam por um rígido processo de avaliação de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fundação Oswaldo Cruz, instituição responsável pela análise de qualidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O frasco desse imunizante da Zalika que Pernambuco recebeu é composto por cinco doses. É uma vacina indicada para população a partir dos 12 anos.

Assim, o Ministério da Saúde atualizou o calendário vacinal de rotina de gestantes e idosos. Agora, é recomendada uma dose para a mulher grávida a cada gestação. Para as pessoas a partir de 60 anos, a indicação é de uma dose a cada seis meses.

Na manhã desta terça-feira (10), o Programa Estadual de Imunizações participou de reunião junto ao Ministério da Saúde para discussão das novas atualizações da estratégia de vacinação contra covid-19.

O montante de 20 mil doses será distribuído proporcionalmente entre os municípios pernambucanos nesta quinta (12) e sexta-feira (13). Os quantitativos serão encaminhados para as sedes das doze Gerências Regionais de Saúde (Geres) e ficarão disponíveis para retirada pelas gestões municipais, que devem aplicar as doses em suas estratégias locais.

Doses chegam para todos os Estados brasileiros

Todos os Estados e o Distrito Federal receberam cerca de 1,5 milhão de doses da vacina contra a covid-19. Esse lote faz parte de mais de 8 milhões de doses adquiridas para manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) abastecidos por até seis meses. A expectativa é entregar 5 milhões de doses até o fim deste mês. 

O quantitativo de 1,5 milhão de doses distribuído é da vacina da Serum. "Estudos de fase 3 mostraram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de vantagens como maior prazo de validade, transporte e conservação simples (2°C a 8°C)", diz, em nota, o Ministério da Saúde.

A vacina da Zalika Farmacêutica, já usada nos Estados Unidos e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas a partir de 12 anos, faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Crianças abaixo dessa idade continuam a receber a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.

Covid-19: veja como está o esquema vacinal para cada faixa etária

A pessoa vacinada contra covid-19 tem imunidade contra o vírus e, se infectada, tende a evoluir de modo assintomático ou com doença leve (maioria dos casos).

As recomendações atuais para imunização contra a covid-19 no País são estabelecidas de acordo com as faixas etárias, os imunizantes disponíveis, as recomendações dos fabricantes e os resultados de estudos nacionais e internacionais.

De acordo com a Estratégia de Vacinação contra a Covid-19, os esquemas primários de vacinação não são mais recomendados rotineiramente para pessoas a partir de 5 anos de idade que não fazem parte do grupo prioritário.

Contudo, se a pessoa não tiver se vacinado anteriormente e optar por se vacinar pode receber uma dose da vacina contra covid-19 monovalente (XBB), e crianças completamente vacinadas (três doses) anteriormente com outras vacinas contra covid-19 podem receber mais uma dose da vacina monovalente XBB.

Veja os grupos prioritários para a vacinação anual contra covid-19

  • Pessoas com 60 anos ou mais 
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
  • Pessoas imunocomprometidas
  • Indígenas vivendo em terra indígena
  • Ribeirinhos
  • Quilombolas
  • Gestantes e puérperas
  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas privadas de liberdade ( 18 anos)
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade
  • Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
  • Pessoas em situação de rua

Tags

Autor