CONCURSO da Polícia Militar, Civil e Científica em Pernambuco tem novidades. Saiba tudo
Secretário de Defesa Social, Humberto Freire, falou sobre os novos editais de concurso das forças de segurança
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, falou sobre os trâmites para o lançamento dos editais de concurso da Polícia Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. Em entrevista à Coluna Segurança, nesta terça-feira (27), Freire disse que toda a fase de planejamento foi concluída para a abertura da seleção tão aguardada.
"Nós planejamos todo o concurso. Fizemos toda a parte formal, de discussão do número de vagas. Validamos isso no governo, através da Câmara de Programação de Pessoal. A CPF (Câmara de Programação Financeira) também foi consultada porque precisa de recursos, de orçamento, principalmente. Mas, até o momento, não foi possível destinar esse orçamento. Questões realmente de fluxo orçamentário. Mas está tudo pronto", explicou Humberto Freire.
DATA DOS EDITAIS DE CONCURSO DA POLÍCIA 2022
Sobre a data de lançamento dos editais de concurso das polícias Militar, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, Humberto Freire disse que ainda não é possível cravar porque dependerá da nova gestão, que assumirá a partir de 1º de janeiro de 2023.
"Todo esse processo pode ser aproveitado e, assim que se iniciar o ano, se o novo governo entender que esse orçamento que foi solicitado pode ser descentralizado, aí é só concluir o processo e lançar os editais. A liberação desse orçamento vai garantir a contratação da banca (examinadora) para lançamento dos editais e demais passos", disse o secretário de Defesa Social.
Apesar de não haver prazo para o lançamento dos editais, há urgência por causa do déficit de profissionais de segurança em Pernambuco.
Atualmente, segundo a Polícia Militar de Pernambuco, faltam 10.950 profissionais na corporação. O ideal seriam ter 27.672 PMs na ativa, mas só há 16.722. Os dados foram atualizados em julho de 2022.
VAGAS NOS CONCURSOS DAS POLÍCIAS EM PERNAMBUCO
No dia 08 de setembro, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de novo concurso com 4.741 vagas para a segurança pública, reforçando as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros Militar.
Serão selecionados:
2.400 praças e 180 oficiais para a Polícia Militar
400 praças para o Corpo de Bombeiros
1.200 agentes
300 escrivães
50 peritos papiloscopistas
47 delegados para Polícia Civil
50 peritos criminais
50 médicos legistas
60 agentes de medicina legal
4 agentes de perícia criminal para a polícia científica