VÍDEO: Racha acaba em colisão entre veículos no Cais José Estelita, no Recife
Motorista e ocupantes de veículo envolvido no racha foram levados para delegacia
Um racha por pouco não acabou em tragédia, na madrugada desta sexta-feira (24), no Cais José Estelita, que liga a Zona Sul ao Centro do Recife. Vídeo, que circula nas redes sociais, mostra o momento em que um carro em alta velocidade se choca com outro que está estacionado e depois capota.
A Polícia Militar informou que uma equipe do 16º BPM tomou conhecimento da colisão e esteve no local.
VEJA VÍDEO:
"Ao chegar no local, não havia feridos e populares informaram que o condutor estava em alta velocidade e realizava manobras arriscadas. Ele e os ocupantes do veículo foram conduzidos a Ceplanc (Central de Plantões da Capital) para serem adotadas as medidas cabíveis", disse a PM.
Já a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) declarou que não foi acionada no teleatendimento a ocorrência de sinistro de trânsito no Cais José Estelita.
"Entretanto, é importante registrar que a velocidade é o principal fator de risco para causar e agravar sinistros de trânsito, de acordo com a OMS", disse a assessoria.
RACHA É INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA
No Código de Trânsito Brasileiro, a prática de racha é mencionada nos artigos 173 e 174. O Artigo 173 estabelece como infração gravíssima a prática de disputar corrida.
Em caso de flagrante, a multa é dez vezes o valor de R$ 293,47, além das medidas administrativas de recolhimento da habilitação e remoção do veículo.
O dobro da multa deve ser aplicado em caso de reincidência dentro de 12 meses.
O outro artigo é o 174, que fala sobre promover competição e eventos organizados com exibição de manobras sem autorização da autoridade de trânsito. A penalidade é a mesma.
A CTTU reforça, em nota, que "as equipes de operação e fiscalização atuam 24h por dia coibindo as infrações de trânsito por meio de blitze educativas e de fiscalização, inclusive na madrugada".
Os agentes de trânsito são dispostos em pontos fixos ou em viaturas e, ainda, na Central de Operações de Trânsito (COT) com as câmeras de videomonitoramento.
O mapeamento dos locais que terão blitze ou rondas é feito tanto pela intensidade do fluxo de veículos, quanto pelas denúncias dos cidadãos feitas pelo teleatendimento, gratuito e 24h no número 0800.081.1078 ou, ainda, pelo twitter @CTTU_Recife.