FUTEBOL: Governo de Pernambuco volta atrás e libera clássicos com duas torcidas
Decisão sobre a presença das duas torcidas nos clássicos foi tomada na manhã desta quinta-feira (09)
Após muitas críticas de torcedores de futebol, o governo de Pernambuco liberou novamente os clássicos com duas torcidas nos estádios.
A informação foi confirmada pela assessoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), após reunião realizada, na manhã desta quinta-feira (09), para discutir a segurança nos clássicos e casos de violência registrados entre torcedores de futebol em Pernambuco.
Estiveram presentes no encontro representantes da Polícia Militar de Pernambuco, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e dirigentes dos times Náutico, Santa Cruz e Sport.
Com a nova decisão do governo estadual, o Clássico das Multidões, marcado para o próximo sábado (11), a partir das 16h30, na Ilha do Retiro, já poderá contar com as duas torcidas.
CLÁSSICOS COM DUAS TORCIDAS FORAM PROIBIDOS EM JANEIRO
Em 30 de janeiro deste ano, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF-PE) anunciou, em parceria com a SDS, medidas para combater a violência no futebol. Uma delas foi o estabelecimento de torcida única nos clássicos pelo Campeonato Pernambucano e Copa do Nordeste.
A torcida única estava valendo em caráter de teste até o último dia 6 de março.
Além disso, a SDS e a FPF-PE liberaram a presença de instrumentos musicais nos estádios. Essa era uma demanda dos torcedores comuns, mas também das organizadas, que são os grupos normalmente envolvidos em brigas fora dos estádios. As bandeiras, por outro lado, ainda não foram liberadas.
Confira todas as medidas adotadas pela FPF-PE:
Incentiva a venda antecipada de ingressos, com intuito de evitar tumultos em dias de jogos;
Torcida única para os jogos clássicos do Pernambucano e Copa do Nordeste - válido até 6 de março;
Reforço na atuação policial para combater os crimes de pessoas que se passam por torcedores;
Liberação da presença de instrumentos musicais nos estádios;
Convênio permanente da FPF com o Disque-Denúncia para agilizar a identificação de suspeitos.
Lembrando que essas medidas foram anunciadas após as cenas de violência registradas antes da partida entre Sport e ABC, quando vários vídeos circularam nas redes sociais com brigas.