O general do Exército Kleber Nunes de Vasconcellos tomou posse, nesta segunda-feira (10), no Comando Militar do Nordeste (CMNE). Ele substitui o general Richard Fernandes Nunes.
A cerimônia de passagem, no bairro do Curado, no Recife, foi presidida pela governadora Raquel Lyra e contou com as presenças do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante-geral do Exército, Tomás Ribeiro Paiva.
A primeira atividade contou com a inauguração do retrato de Richard Fernandes Nunes na Galeria dos Comandantes. Em seguida, foi realizada uma solenidade militar com a participação de tropas do CMNE.
Richard assumiu a função de comandante Militar do Nordeste em 3 de setembro de 2021. Ele esteve à frente de operações essenciais para a manutenção da ordem pública e bem-estar da população. Agora, ele vai assumir o Comando do Departamento de Educação e Cultura do Exército, no Rio de Janeiro (RJ).
QUEM É O NOVO COMANDANTE MILITAR DO NORDESTE?
Kleber Nunes de Vasconcellos nasceu em 11 de junho de 1962, na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978, tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1985.
Como oficial superior, desempenhou as funções de chefe da Seção de Inteligência e Ordenador de Despesas no Comando da 14º Brigada de Infantaria Motorizada, instrutor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e chefe da Seção de Garantia da Lei e da Ordem e da Divisão de Operações da Segunda Subchefia do Comando de Operações Terrestres.
Também comandou o 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista e o Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil.
Como Oficial-General, foi Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Comandou a Brigada de Infantaria Paraquedista, Chefe de Missões de Paz e Aviação do Comando de Operações Terrestres e de Inspetor Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. Esteve nos últimos 2 anos e 7 meses à frente do comando da 1ª Divisão de Exército.
No exterior, foi observador militar da Organização das Nações Unidas na Guatemala e assessor da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai.
Comentários